Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Programa Sentinela patrulha mais de 14 mil km de fronteira em dois meses e fiscaliza cerca de 15 mil animais

Publicação:

Fiscais estaduais agropecuários da Seapdr em operação de rotina do Programa Sentinela no município de Santa Vitória do Palmar
Fiscais estaduais agropecuários da Seapdr em operação no Programa Sentinela no município de Santa Vitória do Palmar - Foto: Divulgação/Seapdr

O balanço dos primeiros dois meses do Programa Sentinela, que começou em julho, aponta para uma redução do número de bovinos de corredor e uma apreensão muito pequena de bovinos sem origem. O Programa Sentinela faz a patrulha de 1.200 quilômetros de faixa de fronteira, envolvendo 59 municípios nas fronteiras com Uruguai e Argentina.

Nesse período foram fiscalizadas 47 propriedades rurais, realizadas 94 barreiras sanitárias móveis e fixas, vistoriados 406 veículos, percorridos 14.509 quilômetros somente na região de fronteira e 885 pessoas foram orientadas com ações de educação sanitária.

“Nos primeiros dois meses do Programa Sentinela, obtivemos números surpreendentes em um espaço tão pequeno de atividades, e já no segundo mês percebemos nitidamente a transformação na realidade das regiões atendidas pelo programa”, afirma Francisco Lopes, Coordenador do Programa Sentinela da Seapdr.

Em número de animais, foram fiscalizados 11.543 bovinos, 2.569 ovinos e 346 equinos. Do total de bovinos, 67% estavam regulares, ou seja, a quantidade declarada era compatível com a fiscalizado e 22% estavam irregulares, sendo em sua maioria bovinos declarados mas inexistentes. É o chamado "gado papel" que pode servir para esquentar saldos irregulares como em casos de abigeato.

Outros 9% do total foram bovinos encontrados em corredor, uma realidade muito presente nos Blocos 1 e 2 do Programa Sentinela (fronteira com o Uruguai), 1% (153) dos bovinos foram apreendidos por não possuir origem, 1% (144) dos bovinos foram restituídos por terem sido comprovada a origem, e apenas 9 animais foram sacrificados e realizada a doação da carne para entidades beneficentes. As equipes do Programa lavraram 111 autos de advertência ou de infração.

Segundo o coordenador do Programa, “houve uma redução enorme na presença do gado de corredor do primeiro para o segundo mês de atividades. E isto se deve principalmente porque os produtores têm se conscientizado da necessidade de criar os animais dentro do limite das suas propriedades”.

O Programa Sentinela da Seapdr fez o patrulhamento de 14.509 km de fronteira em dois meses
O Programa Sentinela da Seapdr fez o patrulhamento de 14.509 km de fronteira em dois meses - Foto: Divulgação/Seapdr

A Brigada Militar e a Operação Hórus do Ministério da Justiça são parcerias do Programa e tem tido papel importante na manutenção do atendimento pleno e ininterrupto desde a inauguração do Sentinela no dia 08/07/2020.

O Programa Sentinela faz a fiscalização nas fronteiras do Uruguai e Argentina, compreendendo 64.842 propriedades rurais e rebanho de 4,4 milhões de cabeças. As equipes fazem o monitoramento das áreas em quatro blocos: Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja e Santa Rosa.

 

 

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação