Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Projeto Mais Água beneficia produtores gaúchos com instalação de estações meteorológicas

Ao todo, serão dezoito, em diversas regiões do Estado

Publicação:

foto de uma estação meteorológica num campo
Estação meteorológica foi instalada dia 29 de maio em Viamão - Foto: Divulgação DDPA/Seapi
Por Darlene Silveira

Produtores agrícolas do Rio Grande do Sul terão mais um auxílio para a tomada de decisões, podendo aumentar sua produtividade e diminuir o uso de agroquímicos, reduzindo assim os impactos para o meio ambiente e para os consumidores.  Por meio do projeto Mais Água, coordenado pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (DDPA/Seapi), serão instaladas, em diferentes regiões do Estado, dezoito estações automáticas para realizar o monitoramento dos elementos meteorológicos. A primeira já se encontra na unidade do DDPA de Viamão. 

Conforme a agrometeorologista e coordenadora-geral do projeto, Bernadete Radin, as estações são consideradas agrometeorológicas, pois possuem sensores que monitoraram parâmetros importantes para as atividades agrícolas, como sensor para medir a umidade e temperatura do solo, molhamento foliar, radiação fotossinteticamente ativa, além dos sensores de temperatura e umidade do ar, radiação solar global, precipitação, direção e velocidade do vento e pressão atmosférica. “A transmissão dos dados será feita via satélite (GOES), e os mesmos serão disponibilizados para pesquisadores e para o público em geral”, destaca. Para Bernadete, a implantação dessa rede de estações agrometeorológicas é de fundamental importância para o monitoramento das condições meteorológicas, tanto para trabalhos de pesquisa quanto de assistência técnica. 

Sobre o Mais Água 

O objetivo é contribuir para o aumento da disponibilidade e melhoria da qualidade da água, através da avaliação de práticas adequadas de manejo de solo e de resíduos de suínos, do monitoramento das condições meteorológicas e processos hidrológicos, integrados a uma análise socioeconômica, em diferentes sistemas agrícolas no Estado do Rio Grande do Sul. Com início em 2012, é considerado um dos projetos prioritários do governo do Estado e tem vigência até outubro deste ano. 

O Mais Água conta com verba da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Governo Federal e recursos de contrapartida do Estado do Rio Grande do Sul, e com a participação de outras instituições como Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Feevale, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Embrapa, Faculdade Horizontina (Fahor) e Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec).  

             

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação