Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Próximos dias terão chuva na parte sul e pouca precipitação no Norte do Estado

Publicação:

Ovelhas pastando em campo aberto gramado com céu nublado ao fundo
Campanha e Fronteira Oeste são as regiões com maior volume de chuva previsto - Foto: Fernando Dias

Os próximos sete dias prometem chuva para a Metade Sul, mas pouco volume de precipitação no Norte do Estado. É o que informa o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 15/2020 divulgado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Emater-RS e Irga.

Na sexta-feira (16), o tempo permanecerá seco, com grande amplitude térmica em todas as regiões. Somente no Litoral Sul o ingresso de umidade do mar poderá provocar chuvas fracas e isoladas. No sábado (17), o deslocamento de uma área de baixa pressão vai produzir chuva na maior parte do Estado, com possibilidade de temporais isolados na Metade Sul. No domingo (18), ainda ocorrerá grande variação de nuvens, com chuvas isoladas na maioria das regiões.

Na segunda (19), o tempo seco vai predominar e o ingresso de ar quente favorecerá a elevação das temperaturas. Na terça (20) e quarta-feira (21), a propagação de uma frente fria provocará pancadas de chuva em todo o Estado.

Os volumes esperados são baixos e inferiores a 10 mm na maior parte do Rio Grande do Sul. Na Campanha e Fronteira Oeste, os valores deverão oscilar entre 10 e 30 mm na maioria das localidades, podendo alcançar 40 mm em alguns municípios.

O boletim também avalia as condições atuais das culturas de trigo, canola, aveia branca, cevada, soja e arroz. O documento completo pode ser consultado em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação