Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Secretaria da Agricultura conclui instalação das estações meteorológicas

Publicação:

Estação meteorológica de Sobradinho
Estação meteorológica de Sobradinho, a 20ª e última a ser instalada - Foto: Divulgação/Seapdr

A primeira etapa do projeto Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (SIMAGRO-RS), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), foi encerrada na última sexta-feira (04) com a instalação da 20ª estação meteorológica do Rio Grande do Sul, no município de Sobradinho.

O processo começou em 22 de julho com a instalação dos sensores em Pinheiro Machado e foi finalizado com a instalação da estação meteorológica de Sobradinho. São 20 estações espalhadas pelo estado, gerando dados diversos sobre umidade, temperatura, vento, chuva, radiação, entre outros. As estações, vão melhorar o monitoramento agroclimático do estado, além de ajudar a verificar as condições ideais para fazer a aplicação do 2,4D e qualquer outro produto fitossanitário.

Estação meteorológica de Porto Vera Cruz.
Estação meteorológica de Porto Vera Cruz. - Foto: Divulgação/Seapdr

“A próxima etapa do projeto é colocar os modelos de tempo e clima à disposição dos produtores. Estamos finalizando o processo e os produtos que estamos desenvolvendo serão disponibilizados em um site do projeto SIMAGRO-RS”, explica Flávio Varone, meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). 

“Este novo sistema, que está sendo desenvolvido gratuitamente pela Secretaria da Agricultura para os produtores, vai permitir um melhor planejamento da lavoura. E isto é fundamental, principalmente se levarmos em conta os registros periódicos de estiagem”, afirma o secretário Covatti Filho.

As estações foram instaladas em regiões onde ocorreram registros de deriva do 2,4D. E são fruto de uma parceria entre a Seapdr, Ministério Público Estadual, através da Promotoria do Meio Ambiente, e empresas de herbicidas. Além de parcerias locais com prefeituras, universidades e sindicatos. O custo total das estações, com montagem e manutenção por 3 anos, fica em torno de R$ 600 mil.

As estações meteorológicas

1. Pinheiro Machado

2. Piratini

3. São Sepé

4. Itaqui

5. Maçambara

6. Rosário do Sul

7. Getúlio Vargas

8. Ilópolis

9. Barra do Ribeiro

10. Cachoeira do Sul

11. Canguçu

12. Herval

13. Lavras do Sul

14. São Borja

15. Bossoroca

16. Jaguari

17. São Francisco de Paula

18. Caxias do Sul

19. Porto Vera Cruz

20. Sobradinho

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação