Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Aberta a colheita da soja no litoral norte

Publicação:

DSC 8045
DSC 8045 - Foto: Eduardo Oliveira

O secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo, participou na quinta-feira (13) da Abertura Oficial da colheita da soja no litoral norte. A cerimônia aconteceu na propriedade da família Martins, no município de Palmares, e contou com a presença de autoridades e produtores rurais da região.

A soja é considerada uma cultura nova na região, já que as primeiras safras foram plantadas a cerca de 5 anos. De acordo com o diretor de irrigação da Seapi, Gerson Herter, o solo da região é privilegiado em virtude da presença de lençol freático (água do subsolo) com cerca de um metro de profundidade, que proporciona maior disponibilidade de água em momento de estiagem, evitando quebra de safra. A região plantou cerca de 23 mil hectares de soja e, de acordo com a produtividade das lavouras que estão sendo colhidas, a média de produção deverá ser superior a 55 sacas por hectare.

A soja, além do seu alto nível de produtividade, está auxiliando no maior rendimento da cultura do arroz, pois diminui a incidência de ervas daninhas na lavoura que limitavam o cultivo do grão na região.

O secretário Ernani Polo, lembrou que no próximo dia 15 será comemorado o dia nacional de conservação do solo que, quando preservado, afeta diretamente na produção. “Alguns produtores estão colhendo acima de 80 sacas por hectare, enquanto a média no estado devera ficar em torno de 55  sacas. Isso mostra que o solo em muitas propriedades precisa ser melhor manejado para que tenhamos produtividade mais uniforme e renda para os produtores”.

Estiveram presentes na cerimônia o deputado federal, Alceu Moreira, que teve importante papel no zoneamento agroclimático da região, o deputado estadual e líder do governo na assembleia, Gabriel Souza, prefeitos da região e lideranças do setor rural gaúcho.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação