Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Campeões da 40ª Expointer brilham na pista central do Parque Assis Brasil

Publicação:

Desfile dos Campeões
Desfile dos Campeões - Foto: Sofia Wolff
Por Cassiane Osório e Mirella Poyastro

As estrelas da 40ª Expointer brilharam na pista central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na manhã desta sexta-feira (1º). Como no ano passado, o desfile dos Grandes Campeões deu atenção total aos animais vencedores desta edição da feira, já que a cerimônia de abertura oficial ocorreu no primeiro dia da mostra agropecuária, 26 de agosto. O governador José Ivo Sartori participou da abertura do desfile.

O desfile contou com a passagem de 112 exemplares das competições, além da tradicional esbarrada, cumprimento dos cavaleiros do Freio de Ouro ao público. Também teve a reprise do Salto do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda Regimento Osório.

Entre os campeões que desfilaram, o maior número foi de bovinos, 34,8%, entre gado de corte e de leite. Os outros 65,1% foram divididos entre equinos, ovinos, caprinos e pequenos animais. Os grandes campeões representam o que há de melhor em genética animal, na feira.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, afirmou que apesar da crise “os números desta Expointer são positivos. Acredito que devemos superar o total negociado na edição anterior”. O secretário parabenizou expositores, tratadores, cuidadores e organizadores do evento, pelo sucesso da 40ª Expointer.

Nesta edição, a feira teve 3.207 animais de argola inscritos em competições e provas, além de 1.437 rústicos, que vêm para leilões ou participação em eventos.

Antes do início do desfile, teve a apresentação do cantor Daniel Torres. A abertura ficou com a execução dos hinos Nacional e Riograndense feita pelo Duda Gaiteiro. A Expointer termina neste domingo (3).
Também participaram da abertura, o vice-governador José Paulo Cairoli; os secretários do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, e Modernização Administrativa e do Recursos Humanos, Raffaele Di Cameli; o subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil, Sérgio Bandoca Foscarini da Silva; o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal; o procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel; os dirigentes das entidades copromotoras da feira, Gedeão Silveira Pereira, da Farsul; Carlos Joel da Silva, da Fetag; Vergílio Perius, da Ocergs; Eduardo Finco, da Febrac; e Claudio Bier, do Simers; deputados estaduais e federais.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação