Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Grupo Técnico avalia safra gaúcha de oliveiras 2016/2017

A estimativa é 550 toneladas de frutas e cerca de 55 mil litros de azeite

Publicação:

olivas nas oliveiras
Oliveiras - Foto: Fernando Dias/Seapi
Por Darlene Silveira

O Grupo Técnico da Olivicultura, coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e constituído por agrônomos que prestam assistência técnica a olivais e pesquisadores reuniu-se na última terça-feira (9) na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas. Agrônomos, pesquisadores, assistentes técnicos de campo e professores avaliaram a safra gaúcha de oliveiras 2016/2017. Segundo estimativas, foram produzidas 550 toneladas de frutas e cerca de 55 mil litros de azeite de oliva. 

Durante o encontro, foram elaboradas recomendações básicas para prevenção e tratamento da antracnose, doença fúngica que ataca no período da floração. Também foi detectada a necessidade de os produtores realizarem adubações em níveis adequados em olivais em crescimento ou em produção, fracionando a dose em duas ou três aplicações no solo por ano, além da possibilidade de complementar com aplicações foliares. 

Foi ressaltada ainda a importância de diagnóstico nutricional das plantas através de análises foliares de macro e micronutrientes. As recomendações serão apresentadas na próxima reunião da Câmara Setorial de Olivicultura na Seapi. 

Participaram da reunião técnicos da Embrapa Clima Temperado, da Emater/RS-Ascar e da Seapi; representantes de empresas produtoras de azeite de oliva; e consultores privados.

 

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação