Machadinho conta com monitoramento agroclimático na erva-mate

Estação meteorológica Machadinho
Estação Meteorológica de Machadinho - Foto: Divulgação/Ascom Emater-RS
Por Vanessa Almeida de Moraes/Ascom Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo

Foi instalado no município de Machadinho um sistema de monitoramento agroclimático para a cultura e para a área geográfica “Erva-mate Região de Machadinho”. A ação foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate), Emater/RS-Ascar e indústrias Erva-mate Cambona, Barão Erva-mate e Chás e Barbaquá Machadinho.

O equipamento foi instalado na propriedade de Aldacir Baldissera, na Linha São Caetano. Conforme o meteorologista e coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) da Seapi, Flávio Varone, o monitoramento meteorológico permitirá a verificação da velocidade e direção do vento, precipitação, temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica, radiação global, temperatura a 25cm do solo e umidade do solo a 25cm e 50cm de profundidade. “Isso dará informações importantes do comportamento climático, mas possibilitará também um planejamento adequado para o manejo das atividades agropecuárias”, enfatizou o meteorologista.

Varone explica que o Simagro é um projeto inovador, voltado para o segmento agropecuário, que transforma em produtos os dados agroclimáticos e esses produtos vão auxiliar os produtores na tomada de decisão. “Mais do que essencial, o monitoramento é estratégico, pois as condições meteorológicas são tão importantes desde o preparo do solo até a colheita e o transporte da safra. As estações vão dar suporte total para essas ações dentro do setor agropecuário do Rio Grande do Sul e vão gerar muitos produtos específicos para o setor, como por exemplo, se pode ter o controle do balanço hídrico em todas as regiões do Estado”, esclarece. “Nós vamos ter uma rede com mais de 100 estações próprias, a instalação desta de Machadinho, que é a de número 51, vai trazer benefícios enormes”, avalia.

Os benefícios para o produtor

Os dados gerados pelo sistema permitirão, por exemplo, que o produtor tome medidas de prevenção na propriedade, de acordo com o que a previsão alertar. “Esses dados vão gerar alertas de geadas, ondas de calor e de frio. Uma condição de doenças provocadas por temperaturas altas ou baixas, por exemplo, o produtor pode antecipar o monitoramento”. Além disso, o produtor vai acessar gratuitamente de duas formas, por meio de um aplicativo online ou na página do Simagro, com dados atualizados a cada 15 minutos.

O dado meteorológico, associado com os produtos gerados dentro do Simagro, vai possibilitar ao produtor de erva-mate de região de Machadinho e também de todo o Estado o melhor manejo da sua cultura dentro da sua propriedade. “A ideia para o futuro é ter índices próprios para cada cultura, visto que são dados importantes para a pesquisa também”, comenta.

Região

Para o extensionista da Emater/RS-Ascar do Escritório Regional de Passo Fundo e coordenador da Câmara Setorial da Erva-mate, Ilvandro Barreto de Melo, a instalação da Estação Climatológica consolida de certa forma o trabalho da Apromate e de suas parcerias, já que em 2024 a associação completa trinta anos. “A ação é fundamental para os ajustes e o aperfeiçoamento no manejo dos ervais, objetivando a melhor qualidade para a erva-mate produzida. Um ganho importante que também fortalece o propósito pela busca da "Indicação Geográfica Erva-mate Região de Machadinho", atualmente em curso junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)”, frisa o agrônomo.

O Simagro

O Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) pode ser acessado pelo endereço eletrônico: http://simagro.rs.gov.br