Secretaria da Agricultura entrega novas instalações da Inspetoria Veterinária de Viamão

20121217185337img-0359-2.jpg
Inauguração IVZ Viamão - Foto: Vilmar da Rosa

A Inspetoria Veterinária de Viamão está de cara nova. Na tarde desta segunda-feira, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, acompanhado do diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, Eraldo Leão Marques, entregou à comunidade as dependências remodeladas daquela repartição.

Além de atender o município de Viamão, onde estão cadastrados mais de 2.400 produtores, que possuem um rebanho declarado de 64.300 cabeças de bovinos e búfalos, a unidade também presta serviço aos cerca de 100 pecuaristas de Alvorada, que possui um rebanho estimado de 2.300 cabeças. A inspetoria local também atende também um frigorífico com Inspeção Estadual – Cispoa, e um estabelecimento que realiza remates.

O ato está inserido dentro do programa de modernização das 248 inspetorias veterinárias do Estado, ação que tem projetado um investimento superior a R$ 50 milhões de reais. Também fazem parte deste programa o reequipamento do serviço de defesa sanitária, com a aquisição de veículos, geladeiras, computadores e móveis, treinamento de pessoal e contratação de novos profissionais. Ainda neste mês, a secretaria da Agricultura já havia entregue melhorias nas inspetorias de Irai, Seberi e Bagé. Até o final do ano, outras duas devem ser inauguradas.

Este conjunto de ações, conforme o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, visam transformar o sistema gaúcho de defesa agropecuária em referência nacional, dando suporte à produção pecuária e vegetal do Estado. “Com isso, abrimos novos mercados e valorizamos a nossa produção, proporcionando mais renda aos produtores e um maior dinamismo à economia”, exemplificou Mainardi. O Estado exporta, por exemplo, apenas 3% de carne bovina que produz, havendo grande margem para ampliar este volume.

O secretário destacou, ainda, que a modernização das estruturas e do atendimento é um ato de respeito para com os produtores. “Mesmo com os técnicos capacitados, percebíamos precariedade de atendimento ao público. Hoje trabalhamos para melhorar, cada vez mais, as condições físicas e para melhorar a qualificação, como é caso do concurso que será realizado a fim de aumentar o número de servidores”, destacou.

Segundo a chefe da Inspetoria Veterinária de Viamão, Luciane de Oliveira Marques, a revitalização que está sendo colocada em prática é fundamental para melhorar as relações com os produtores, que passarão a ser atendidos em locais mais apropriados. revitalização significa um avanço muito importante na melhoria da estrutura, não só desta unidade, mas em todo Estado que este Governo vem promovendo ao proporcionar uma melhor condição de atendimento aos produtores”, finalizou.

Também estiveram presentes no ato de inauguração, o Coordenador Regional da Secretaria da Agricultura, Lauri Weber, o Supervisor Regional da Defesa Agropecuária, Fanfa Fagundes Barbosa, e o Coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas, Milton Bernardes, entre outras autoridades locais.