Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Semana Farroupilha 2017 é aberta oficialmente no estado

Publicação:

O governador Sartori acendeu o candeeiro crioulo ao som do Toque da Vitória, executado pelo clarim da Brigada Militar
O governador Sartori acendeu o candeeiro crioulo ao som do Toque da Vitória, executado pelo clarim da Brigada Militar - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Por Mirella Poyastro/Secom

A Semana Farroupilha foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira (14) no jardim da Ala Residencial do Palácio Piratini. O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioli Callegaro, conduziu a centelha da chama crioula, trazida por cavalarianos da 1ª Região Tradicionalista, até o governador José Ivo Sartori, que procedeu ao acendimento do candeeiro crioulo, ao som do Toque da Vitória, executado pelo clarim da Brigada Militar. O secretario da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, também prestigiou o evento.

Os ideais da Revolução Farroupilha, que fez com que farrapos se insurgissem contra o Império, foram lembrados pelo governador. “O povo gaúcho teve a coragem de lutar e a dignidade de construir a paz. Foi uma luta importante. Os gaúchos acreditavam que era possível não ter somente um poder centralizador. E esse ideal deve ser respeitado todos os dias e devemos acreditar que um dia a economia volte a funcionar e que tenhamos uma federação de verdade no nosso país”, disse Sartori.

o presidente do MTG destacou que a semana marca os 70 anos nos quais Paixão Côrtes acendeu pela primeira vez a centelha crioula e desfilou pelas ruas de Porto Alegre. “Na época, vivíamos um momento social de dar um basta a outras culturas, ao modelo econômico e social. E que esta chama, 70 anos depois, possa brilhar novamente e iluminar nossas mentes e caminhos. E, talvez, dizer um novo basta a tudo que nos acontece e que possamos ter uma sociedade mais justa, mais contemplativa, mais harmônica”, afirmou Callegaro.

Este ano, a chama farroupilha foi acesa no dia 12 de agosto, no entorno da Pedra Anita, em Mostardas. O local fica à beira de uma figueira histórica, onde ocorreu o nascimento do primeiro filho de Anita e Giuseppe Garibaldi, Domenico Menotti Garibaldi. A centelha viajou 240 quilômetros até chegar, em 19 de agosto, na 1ª Região Tradicionalista, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A Semana Farroupilha 2017, cujo tema é 'Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história', encerra-se no dia 20 de Setembro. A patrona dos Festejos Farroupilhas 2017, a escritora Elma Sant'Ana, prestigiou o ato juntamente com o vice-governador José Paulo Cairoli, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, secretários de Estado e tradicionalistas.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação