A inserção do cultivo do arroz irrigado na Agricultura de Baixo Carbono será tema de encontro no Rio Grande do Sul
Publicação:

Na tarde dessa quinta-feira (17), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Brasília, o coordenador do Comitê Gestor Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono do RS, Milton Bernardes, esteve reunido com o coordenador de Manejo Sustentável dos Sistemas Produtivos e Coordenador Nacional do ABC- Mapa, Elvison Ramos.
Durante o encontro foram tratadas questões relativas à organização, metodologia e dinâmica da reunião técnico-científica que vai discutir a inserção do cultivo do arroz irrigado na Agricultura de Baixo Carbono do Plano Agrícola e Pecuário.
A reunião será realizada no final do mês de novembro na Superintendência do Mapa em Porto Alegre e tem como objetivo aapresentar e discutir os resultados de pesquisa científica relacionados com o ciclo do carbono na lavoura de arroz e as emissões de gases do efeito estufa, alternativas de manejo para a redução das emissões e as possíveis políticas para estimular as boas práticas agrícolas.
Segundo Ramos, o Ministério tem o maior interesse em realizar esse encontro em Porto Alegre para que possa acontecer uma discussão científica e estabelecer as diretrizes de validação do cultivo do arroz irrigado nos preceitos defendidos em nível nacional e internacional, como sistema produtivo que reduza os gases de efeito estufa e assim contribua para a baixa emissão de carbono.
“Essa discussão da inserção do cultivo do arroz irrigado na Agricultura de Baixo Carbono já teve encaminhamento favorável em reuniões do CGE/ABC e da Câmara Temática de Agricultura Sustentável do Mapa, mas entendemos que é extremamente pertinente e necessário esse novo debate em Porto Alegre. Assim será possível ter embasamento técnico-científico e que não fique dúvidas quanto a sua validação”, completou Bernardes.