Pró-Oliva

Com o objetivo de fomentar, apoiar os produtores e consolidar a olivicultura, a Secretaria da Agricultura, através da Câmara Setorial das Oliveiras reuniu subsídios junto aos integrantes da Cadeia Produtiva em encontros realizados entre março e maio de 2015 para, em julho do mesmo ano, lançar, no Palácio Piratini, o Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura.
As ações previstas estão baseadas nos seguintes subprogramas:
- Defesa sanitária e produção de mudas de qualidade
- Aumento da produção e produtividade dos olivais – assistência
técnica e pesquisa - Industrialização de azeites e conservas
- Crédito – linhas de financiamentos
Folder do Programa Estadual de Olivicultura
Historicamente o cultivo de oliveiras havia sido proibido no Brasil pela Coroa portuguesa para não haver concorrência com os azeites de Portugal.
No Rio Grande do Sul a oliveira foi introduzida por açorianos, conforme cita Edy Fernandes, em sua publicação “A Oliveira e sua cultura no Rio Grande do Sul (1959). O mesmo autor descreve que, em 1820, Auguste de Saint Hilaire, ao visitar o RS, registrou em seu livro “Viagem ao Rio Grande do Sul” a presença de vários pés de oliveira em Viamão” e escrevia “comi azeitonas saborosas que, contudo, ainda são objeto de curiosidade mas quando a população aumentar e as terras forem divididas poderá tornar-se, para esta região, uma fonte de riqueza”. Posteriormente imigrantes italianos, portugueses e espanhóis também trouxeram mudas.
Com caráter oficial, a primeira providência teria sido, em 1939, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, com a importação de pequenas coleções da Argentina para estudos nas estações Domingos Petrolini, Caxias do Sul e em Garibaldi.
Em 1947, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul publicou a Lei nº 59, projeto do então Deputado Estadual Celeste Gobato que, entre outras providências, criava a Comissão de Estudo e Fomento do Cultivo da Oliveira e Industrialização e oferecia incentivos fiscais e distribuição de prêmios, “a razão de CR 500,00 por hectare para cada plantador que tivesse contribuído para o plantio dos primeiros 1.000 hectares no RS”. No ano seguinte, em 3 de julho de 1948, foi criado o Serviço Oleícola, na Secretaria da Agricultura.
Antes desta data, Celeste Gobatto relatava, em seu Livro “A cultura da Oliveira e a industrialização das azeitona”, de 1945, existir o plantio de oliveiras em diversas cidades do estado entre 1938 e 1939, como por exemplo, Rio Grande, Pelotas, Santa Rosa, Marau, Taquara e São Lourenço.
Nesta época surgiram várias publicações de agrônomos da Secretaria da Agricultura:
- Instruções para o Cultivo da Oliveira. Ruy G. Fernandes.1949.
- A enxertia da oliveira sobre Ligustrum ovalifolium. Edy Fernandes.1958.
- A Oliveira e sua cultura no Rio Grande do Sul. Edy Fernandes.1959
- Preparo de Azeitonas em Conserva.
- Custo de implantação de um olival no Rio Grande do Sul.
- Fruticultura Gaúcha: Pêssego, Oliveira e Uva. 1959.
Com este trabalho de fomento e produção de mudas, realizado pelo Serviço Oleícola, nas décadas de 1950 e 1960, chegaram a ser distribuídas 300 mil mudas em várias regiões do Estado. Pimentel Gomes, em seu livro “A Olivicultura no Brasil” citava os municípios de Uruguaiana, Pelotas, Arroio Grande e às margens do rio Jacuí (Pantano Grande), como possuidores de grandes áreas de oliveiras. Não obstante poucos olivais persistiram e pouco sobrou daquela época.
Em 2002, a olivicultura voltou a ser discutida no 4º Fórum de Fruticultura da Metade Sul, em Santana do Livramento com uma palestra de um técnico do viveiro Agromillora. Pouco depois um grupo de produtores de Caçapava do Sul, incentivados pelo Sr. Guajará de Oliveira, procurou o Governo do Estado solicitando apoio para implantar olivais. Em 2005, foram liberados R$ 300.000,00, pela Secretaria da Agricultura, via recursos do Feaper, e que foram utilizados para a aquisição de mudas fornecidas por um viveiro espanhol, iniciando plantios, nesta nova fase da olivicultura gaúcha. Na época não havia praticamente nada de pesquisa atualizada no Brasil e as recomendações do pacote tecnológico espanhol apresentaram alguns inconvenientes devido às diferenças de clima e solo para as condições mediterrâneas.
A partir daí, a Emater e a Embrapa começaram a capacitar extensionistas e pesquisadores, ao mesmo tempo em que produtores de outros municípios começaram a plantar oliveiras.
Devido às dúvidas na produção, e atendendo pedido dos produtores de Caçapava do Sul, a Secretaria da Agricultura, criou em 2008, o “Grupo Técnico – Pesquisa e Extensão em Olivicultura” composto por pesquisadores e extensionistas para elaborar, avaliar e sugerir orientações aos produtores. As primeiras recomendações técnicas foram divulgadas, em reunião com produtores, em Caçapava do Sul, em agosto de 2009.
A partir de 2010, começaram resultados de colheitas em alguns pomares o que foi trazendo mais incentivos e novos plantios.
Em 2012 foi realizada a 1ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva e criada a Câmara Setorial da Olivicultura.
Tendo em vista o grande interesse e expansão realizada por parte de produtores, especialmente na Metade Sul, em 2015, o Governo do Estado lançou o Programa Pró-Oliva. Entre os objetivos do programa estão apoiar os produtores no desenvolvimento, na consolidação e na organização da olivicultura no RS.
Em 2017 com apoio dos integrantes da Câmara Setorial das Oliveiras foi criado o IBRAOLIVA – Instituto Brasileiro da Olivicultura, instituição fundamental para a organização dos produtores.
Em abril de 2019, os produtores de azeite associados ao IBRAOLIVA e em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura promovem a Feira do Azeite Gaúcho que, desde então se realiza mensalmente no pátio da SEAPDR, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre.
Em 2019, através da Lei 15.309, foi instituída a Rota das Oliveiras com a finalidade de incentivar o olivoturismo no RS.
Em 2020, o Laboratório de Análises de Azeites, da Embrapa Clima Temperado foi credenciado para realizar ensaios em amostras oriundas dos programas e controles oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atendendo pleito dos produtores do estado.
O Encontro Estadual de Olivicultura, evento promovido pelo Pró-Oliva/SEAPDR, Embrapa, Emater e as universidades Unipampa, Ufpel, Ufrgs e UFSM, visando intercambio e divulgação de conhecimentos técnicos para olivicultura tem sido realizado desde 2015. A 4ª edição ocorreu em novembro de 2020, com a participação de pesquisadores e assistentes técnicos do RS e do Instituto Nacional de Investigações Agrárias e da Faculdade de Agronomia do Uruguai, da EPAMIG – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais e da Universidade de Córdoba/Espanha.
É justo ressaltar e homenagear o trabalho dos produtores e técnicos, pioneiros, cujas experiências foram fundamentais e muitos dos quais diante dos percalços, não tiveram condições de seguir na atividade.
Após um ano com condições climáticas favoráveis, na campanha 2018/2019, quando o volume de azeite extra virgem, fabricado no RS, ficou próximo a 200 mil litros, a safra 2019/2020 foi marcada por condições climáticas adversas, causando uma grande diminuição na produção, estimada em 48.000 litros de azeite.
Fatores como: poucas horas frio até o final do mês de junho; ondas de calor durante o inverno; antecipação de brotações e os grandes volumes e números de dias de chuvas em outubro, durante a floração, foram determinantes para esta redução na produção.
Em termos de qualidade, entretanto, o azeite gaúcho teve, mais uma vez, uma safra excelente, com várias marcas conquistando prêmios em concursos internacionais.
Um novo lagar, desta vez em Encruzilhada do Sul, iniciou suas atividades, totalizando 12 unidades ativas no estado.
Aberturas da Colheita da Oliva. Decreto 48.988; Lei 14.715.
Ano |
Município |
Propriedade |
2012 |
Cachoeira do Sul |
Olivas do Sul |
2013 |
Caçapava do Sul |
Prosperato |
2014 |
Pinheiro Machado |
Batalha |
2015 |
Santana do Livramento |
Ouro de Santana |
2016 |
Barra do Ribeiro |
Prosperato |
2017 |
São Sepé |
Prosperato |
2018 |
Encruzilhada do Sul |
Quinta Santha Júlia |
2019 |
Formigueiro |
Olivais da Fonte |
2020 |
Caçapava do Sul |
Don José |
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DECRETO Nº 53.275, DE 27 DE OUTUBRO DE 2016. (publicado no DOE n.º 206, de 28 de outubro de 2016)
Modifica o Regulamento do Imposto sobre ... (RICMS).
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso da atribuição que lhe confere o art. 82, V, da Constituição do Estado, D E C R E T A: Art. 1 ...."CLXXVII - a partir de 1º de dezembro de 2016, aos estabelecimentos fabricantes, nas saídas internas de azeite de oliva fabricado com azeitonas produzidas no país, em valor que resulte em carga tributária na operação equivalente a 7% (sete por cento).
Decreto 53.275 (.pdf 12,46 KBytes)
Termo de Adesão de Viveiristas (.pdf 148,13 KBytes)
Cadastro de Viveiristas (.pdf 23,16 KBytes)
Palestra “Análises fitossanitários em viveiros: Subsídios para um programa de certificação de mudas de oliveira” - virologista Dr. Edson Bertolini - UFRGS
Palestras do Encontro Estadual de Olivicultura - Bagé - 25.11.2015
Palestras e Atividades visando o Aumento da Produção e Produtividade
Biologia de Palpita forficifera em hospedeiros naturais (.pdf 329,11 KBytes)
Recomendações 2018 GRUPO TÉCNICO OLIVICULTURA (.pdf 2,62 MBytes)
Informações Técnicas sobre a Lagarta da Oliveira 2018 (.pdf 216,99 KBytes)
RECOMENDAÇÕES DO GRUPO TÉCNICO DA OLIVICULTURA PARA CALAGEM E ADUBAÇÃO 2017 (.pdf 234,34 KBytes)
RECOMENDAÇÕES DO GRUPO TÉCNICO DA OLIVICULTURA PARA CONTROLE DA ANTRACNOSE 2017 (.pdf 119,08 KBytes)
As palestras do Encontro Estadual de Olivicultura foram realizadas no dia 25 de novembro de 2015 na sede da Urcamp em Bagé.
A Abertura do evento contou com a presença do Secretário de Agricultura Ernani Polo, do Presidente da Emater Clair Khun, do Prefeito de Bagé Dudu Colombo e outras autoridades.
No dias 26 de novembro foi proporcionada a Visita Técnica ao olival da Fazenda Guarda Velha/Azeites Batalha em Pinheiro Machado.
No total foram mais de 400 participantes de 58 municípios gaúchos, além de visitantes de Santa Catarina, São Paulo, Argentina e Uruguai.
Os promotores do Encontro foram SEAPI, EMATER/RS, EMBRAPA/CPACT, MAPA e Prefeitura Municipal de Bagé que contaram com o patrocínio do Badesul e apoio do SENAR, SDR, FEPAGRO, SEBRAE, Comitê de Fruticultura da Metade Sul; URCAMP UNIPAMPA.
Nossos agradecimentos aos palestrantes que disponibilizaram suas apresentações.
Comportamiento Cultivares Uruguay - Paula Conde
Olivicultura en Uruguay - Paula Conde
Olivicultura no RS - Tailor Garcia
Alternancia Y Su Manejo En El Olivar - Mercedes Arias
Resultados De Pesquisas Com Oliveiras - Enilton Coutinho
Programa Estadual de Olivicultura - Paulo Lipp João
Palestras do Encontro Estadual de Olivicultura foram realizadas nos dias 28 e 29 de novembro de 2018, na sede da Embrapa em Pelotas.
O evento foi uma promoção do Pró-Oliva/SEAPDR, Emater/RS, Ibraoliva e Embrapa.
- Alternancia de Producción Luis Rallo Espanha
- Comportamento cultivares Uruguai Paula Conde
- Fruit thinning using NAA shows potential for reducing biennial bearing of 'Barnea' and 'Picual' oil olive trees
- Haberman et al 2017 Plant Cell Environment
- Integrated Overview HR LR 23 Sept
- Olivicultura e Comportamento de Cultivares em Minas Gerais Luiz Fernando EPAMIG
- Prevenção de Doenças Edson Bertolini
- Ramos &al 2018 Sci Hort Olive budburst in explants w chilling accumn, dormancy release temp, leaves
- Recomendação Adubação e Calagem em Oliveira Gilberto Nava
- Variabilidade interanual e causas da alternancia Mercedes Arias Sibilotte
Marcas Gaúchas/Municípios
Alma do Segredo |
Caçapava do Sul |
Alto dos Olivos |
Barra do Ribeiro |
Batalha |
Pinheiro Machado |
Bosque Olivos |
Cachoeira do Sul |
Bueno |
Candiota |
Capela de Santana |
Sentinela do Sul |
Capolivo |
Canguçu |
Casa Albornoz |
S. do Livramento |
Casa Alfaro |
Candelária |
Casa Gabriel Rodrigues |
São Gabriel |
Cerro dos Olivais |
Caçapava do Sul |
Coimbra Martins Costa |
Rosário do Sul |
Costa Doce |
Dom Feliciano |
Costi Olivos |
Caçapava do Sul |
Dom José |
Caçapava do Sul |
Dona Esmeralda |
São Sepé |
Kór |
Glorinha |
La Pataca |
São F. de Paula |
Milonga |
Triunfo |
Nina |
Rosário do Sul |
Olivae |
Piratini |
Olivais da Fonte |
Formigueiro |
Olivas do Sul |
Cachoeira do Sul |
Oliveiras do Seival |
Candiota |
Olivo Brasil |
Dom Pedrito |
OlivoPampa |
S. do Livramento |
Prosperato |
Caçapava do Sul |
Quinta da Estância |
Viamão |
Quinta Santha Júlia |
Rio Pardo |
RAR Randon |
Campestre da Serra |
São Pedro |
Caçapava do Sul |
Terrapampa |
Bagé |
Verde Louro |
Canguçu |
Vila Do Segredo |
Caçapava do Sul |
O primeiro Salão do Azeite foi realizado durante a feira Envase | Brasil Alimenta, de 26 a 29 de abril de 2016, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. No estande da SEAPDR, expositores de 12 marcas tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos ao público desta feira especializada em alimentos e bebidas.
A partir de então já foram realizadas dezenas de edições do Salão do Azeite Gaúcho em feiras tanto na capital como em cidades do interior.

- Laboratório de Análises de Azeites da Embrapa Clima Temperado.
A Portaria nº 95, de 29/4/2020, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicada no Diário Oficial da União, em 4 de maio de 2020, torna oficial o credenciamento do Laboratório de Análises de Azeites da Embrapa.
- Endereço: Rodovia BR-392, Km 78, 9º Distrito, Monte Bonito Caixa Postal 403, CEP: 96010-971, Pelotas, RS.
- Fone: (53) 3275-8100
- Laboratório de Análise de Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM vinculado ao Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos
- Informações quanto ao preço dos serviços, entre outras, podem ser obtidas pelos telefones (55) 3220-8254, (55) 3220-8353 e (55) 3220-8364. Produtores de azeite de oliva e outros interessados no assunto também podem esclarecer suas dúvidas pelo e-mail dtcalimentos@gmail.com e no endereço coral.ufsm.br/dtca/index.php/analises.
- Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologia Aplicado aos Olivais da Região da Campanha da Universidade Federal do Pampa – Unipampa.
- Bagé. Telefone Unipampa: (53) 3240-3600
Bancos que firmaram Termos de Cooperação com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural visando desenvolver a Olivicultura:
· BADESUL
· BANCO DO BRASIL
· BANRISUL
· BRDE
· SICREDI
PORTARIA Nº 95 de 29 de abril 2020
NT Cadastro Olivícola - Assistência técnica e práticas culturais na Oliveira
NOTA TÉCNICA CADASTRO OLIVICOLA 2017
Diretrizes do Programa Estadual de Olivicultura
Zoneamento Edafoclimático para Oliveira no RS
Matéria do Jornal do Comércio: 18/04/2016
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1 DE 30 DE JANEIRO DE 2012 MAPA
Portaria 59 Cadastro Olivícola
Comportamento do consumidor de Azeite ambrosini et al SOBER 2017 Olivas
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 24 18 6 2018
Apresentação de trabalhos desenvolvidos DDPA reunião 04 04 2019
Comparativo climático municípios produtores de oliveiras 2010-2019
Abertura da colheita 2019 - https://estado.rs.gov.br/producao-de-azeite-extravirgem-deve-ser-a-maior-do-rs-em-2019
FEIRA DO AZEITE
Diversas marcas de azeite de oliva extravirgem produzidas no Rio Grande do Sul são as estrelas da Feira do Azeite, que ocorre no primeiro sábado de cada mês, durante 2019, no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O evento é uma promoção conjunta do Estado com o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). Os visitantes podem degustar e adquirir os produtos expostos.

EXPOINTER 2019
A Secretaria da Agricultura, através do Programa Pró-Oliva e do Parque de Exposições Assis Brasil, viabilizaram parceria para que o IBRAOLIVA apresentasse num estande no Pavilhão Internacional da Expointer uma mostra e venda de azeites nacionais.

http://azeiteseolivais.com.br/
https://www.embrapa.br/clima-temperado
http://www.emater.tche.br/site/
https://www.gov.br/agricultura/pt-br
https://www.gov.br/inmetro/pt-br
https://www.agricultura.rs.gov.br/pro-oliva
https://www.agricultura.rs.gov.br/ddpa
http://www.epamig.br/olivicultura/
Av. Getúlio Vargas 1384. Bairro Menino Deus, CEP 90.150.004 -Porto Alegre-RS.
Câmara Setorial das Oliveiras
Email: pro-oliva@agricultura.rs.gov.br
Fone: 51 3288-6364