Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Pró-Oliva

olivas em uma oliveira
Oliveiras - Foto: Fernando Dias/Seapi

Com o objetivo de fomentar, apoiar os produtores e consolidar a olivicultura, a Secretaria da Agricultura, através da Câmara Setorial da Olivicultura, reuniu subsídios junto aos integrantes da cadeia produtiva em encontros realizados entre março e maio de 2015 para, em julho do mesmo ano, lançar, no Palácio Piratini, o Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura.


As ações previstas estão baseadas nos seguintes subprogramas:

  1. Defesa sanitária e produção de mudas de qualidade
  2. Aumento da produção e produtividade dos olivais – assistência
    técnica e pesquisa
  3. Industrialização de azeites e conservas
  4. Crédito – linhas de financiamentos

Historicamente o cultivo de oliveiras havia sido proibido no Brasil pela Coroa portuguesa para não haver concorrência com os azeites de Portugal.

No Rio Grande do Sul a oliveira foi introduzida por açorianos, conforme cita Edy Fernandes, em sua publicação “A Oliveira e sua cultura no Rio Grande do Sul (1959). O mesmo autor descreve que, em 1820, Auguste de Saint Hilaire, ao visitar o RS, registrou em seu livro “Viagem ao Rio Grande do Sul” a presença de vários pés de oliveira em Viamão” e escrevia “comi azeitonas saborosas que, contudo, ainda são objeto de curiosidade mas quando a população aumentar e as terras forem divididas poderá tornar-se, para esta região, uma fonte de riqueza”. Posteriormente imigrantes italianos, portugueses e espanhóis também trouxeram mudas.

Com caráter oficial, a primeira providência teria sido, em 1939, por meio da Secretaria  Estadual de Agricultura, com a importação de pequenas coleções da Argentina para estudos nas estações Domingos Petrolini, Caxias do Sul e em Garibaldi.

Em 1947, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul publicou a Lei nº 59, projeto do então Deputado Estadual Celeste Gobato que, entre outras providências, criava a Comissão de Estudo e Fomento do Cultivo da Oliveira e Industrialização e oferecia incentivos fiscais e distribuição de prêmios, “a razão de CR 500,00 por hectare para cada plantador que tivesse contribuído para o plantio dos primeiros 1.000 hectares no RS”. No ano seguinte, em 3 de julho de 1948, foi criado o Serviço Oleícola, na Secretaria da Agricultura.

Antes desta data, Celeste Gobatto relatava, em seu Livro “A cultura da Oliveira e a industrialização das azeitona”, de 1945, existir o plantio de oliveiras em diversas cidades do estado entre 1938 e 1939, como por exemplo, Rio Grande, Pelotas, Santa Rosa, Marau, Taquara e São Lourenço.

Nesta época surgiram várias publicações de agrônomos da Secretaria da Agricultura:

  • Instruções para o Cultivo da Oliveira. Ruy G. Fernandes.1949.
  • A enxertia da oliveira sobre Ligustrum ovalifolium. Edy Fernandes.1958.
  • A Oliveira e sua cultura no Rio Grande do Sul. Edy Fernandes.1959
  • Preparo de Azeitonas em Conserva.
  • Custo de implantação de um olival no Rio Grande do Sul.
  • Fruticultura Gaúcha: Pêssego, Oliveira e Uva. 1959.

Com este trabalho de fomento e produção de mudas, realizado pelo Serviço Oleícola, nas décadas de 1950 e 1960, chegaram a ser distribuídas 300 mil mudas em várias regiões do Estado. Pimentel Gomes, em seu livro “A Olivicultura no Brasil” citava os municípios de Uruguaiana, Pelotas, Arroio Grande e às margens do rio Jacuí (Pantano Grande), como possuidores de grandes áreas de oliveiras. Não obstante poucos olivais persistiram e pouco sobrou daquela época. 

Em 2002, a olivicultura voltou a ser discutida no 4º Fórum de Fruticultura da Metade Sul, em Santana do Livramento com uma palestra de um técnico do viveiro Agromillora. Pouco depois um grupo de produtores de Caçapava do Sul, incentivados pelo Sr. Guajará de Oliveira, procurou o Governo do Estado solicitando apoio para implantar olivais. Em 2005, foram liberados R$ 300.000,00, pela Secretaria da Agricultura, via recursos do Feaper, e que foram utilizados para a aquisição de mudas fornecidas por um viveiro espanhol, iniciando plantios, nesta nova fase da olivicultura gaúcha. Na época não havia praticamente nada de pesquisa atualizada no Brasil e as recomendações do pacote tecnológico espanhol apresentaram alguns inconvenientes devido às diferenças de clima e solo para as condições mediterrâneas.

A partir daí, a Emater e a Embrapa começaram a capacitar extensionistas e pesquisadores, ao mesmo tempo em que produtores de outros municípios começaram a plantar oliveiras.

Devido às dúvidas na produção, e atendendo pedido dos produtores de Caçapava do Sul, a Secretaria da Agricultura, criou em 2008, o “Grupo Técnico – Pesquisa e Extensão em Olivicultura” composto por pesquisadores e extensionistas para elaborar, avaliar e sugerir orientações aos produtores. As primeiras recomendações técnicas foram divulgadas, em reunião com produtores, em Caçapava do Sul, em agosto de 2009.

A partir de 2010, começaram resultados de colheitas em alguns pomares o que foi trazendo mais incentivos e novos plantios.

Em 2012 foi realizada a 1ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva e criada a Câmara Setorial da Olivicultura.

Tendo em vista o grande interesse e expansão realizada por parte de produtores, especialmente na Metade Sul, em 2015, o Governo do Estado lançou o Programa Pró-Oliva. Entre os objetivos do programa estão apoiar os produtores no desenvolvimento, na consolidação e na organização da olivicultura no RS.

Em 2017 com apoio dos integrantes da Câmara Setorial das Oliveiras foi criado o IBRAOLIVA – Instituto Brasileiro da Olivicultura, instituição fundamental para a organização dos produtores.

Em abril de 2019, os produtores de azeite associados ao IBRAOLIVA e em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura promovem a Feira do Azeite Gaúcho que, desde então se realiza mensalmente no pátio da SEAPDR, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre.

Em 2019, através da Lei 15.309, foi instituída a Rota das Oliveiras com a finalidade de incentivar o olivoturismo no RS.

Em 2020, o  Laboratório de Análises de Azeites, da Embrapa Clima Temperado foi credenciado para realizar ensaios em amostras oriundas dos programas e controles oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atendendo pleito dos produtores do estado.

O Encontro Estadual de Olivicultura, evento promovido pelo Pró-Oliva/SEAPDR, Embrapa, Emater e as universidades Unipampa, Ufpel, Ufrgs e UFSM, visando intercambio e divulgação de conhecimentos técnicos para olivicultura tem sido realizado desde 2015. A 4ª edição ocorreu em novembro de 2020, com a participação de pesquisadores e assistentes técnicos do RS e do Instituto Nacional de Investigações Agrárias e da Faculdade de Agronomia do Uruguai, da EPAMIG – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais e da Universidade de Córdoba/Espanha.

É justo ressaltar e homenagear o trabalho dos produtores e técnicos, pioneiros, cujas experiências foram fundamentais e muitos dos quais diante dos percalços, não tiveram condições de seguir na atividade.

Olivicultura do RS e Safra de Azeites 2023

Ações da Seapi

• Programa Pró-Oliva: desenvolvido no Departamento de Governança dos Sistemas Produtivos está baseado nos seguintes sub-programas:
• Mudas de Qualidade e Defesa Sanitária
• Pesquisa e Assistência Técnica
• Industrialização de Azeites e Conservas
• Crédito/Financiamentos

• Câmara Setorial das Oliveiras: Fórum de produtores, industriais e segmentos de apoio ao setor (de onde originou-se a criação do IBRAOLIVA).
• Pesquisas: feitas pelo DDPA – Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária em Oliveiras em parceria com produtores.
• Feira do Azeite: Edições no 1º e 3º sábado de cada mês, das 8 as 12h, no pátio da Secretaria da Agricultura, em parceria com produtores do IBRAOLIVA.
• Ações de Assistência Técnica: pelos escritórios da Emater-RS/Ascar.
• Realização de eventos técnicos: Encontro Estadual de Olivicultura (novembro/22). Abertura de Oficial da Colheita da Oliva.

Olivoturismo é a área do turismo que se dedica a mostrar aos visitantes como é feito o cultivo das oliveiras, a produção das azeitonas, a elaboração e degustação dos azeites extra-virgens.

Com a evolução da produção de azeite o Rio Grande do Sul tem grandes atrações para os turistas que buscam experiências inéditas em suas viagens.

Renato Fernandes, presidente do Ibraoliva destaca que “o turismo neste segmento está crescendo e considero a olivicultura a nova fronteira do turismo”.

A “Rota das Oliveiras” instituída por Lei Estadual, em 2019, incluiu os municípios de Bagé, Barra do Ribeiro, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Camaquã, Candiota, Canguçu, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Formigueiro, Hulha Negra, Pantano Grande, Pinheiro Machado, Piratini, Restinga Seca, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, São João do Polesine, São Sepé, Sentinela do Sul e Vila Nova do Sul.

Numa segunda etapa devem constar: Arroio dos Ratos, Bom Jesus, Chuvisca, Glorinha, Gramado, Ibirama, Mariana Pimentel, Pedras Altas, Restinga Seca, São Francisco de Paula, Sertão Santana, Triunfo, Vacaria, Vale Verde e Viamão.

Mais de 40 marcas de azeite já são comercializadas por produtores gaúchos e muitos locais estão abertos à visitação no Rio Grande do Sul como a listagem a seguir.

OLIVAL/AZEITE

MUNICÍPIO

INFORMAÇÕES

 BATALHA

 PINHEIRO MACHADO

 (53) 3302-5111

 CAPOLIVO

 CANGUÇU

 (51) 98017-4760

 CASA ALBORNOZ

 SANTANA DO LIVRAMENTO

 (55) 99617-3892

 CASA GABRIEL RODRIGUES

 SÃO GABRIEL

 (51) 99949-1130

 DON JOSÉ

 CAÇAPAVA DO SUL

 (55) 99613-4980

 ESTÂNCIA DAS OLIVEIRAS

 VIAMÃO

 (51) 98179-2503

 FAZENDA SERRA DOS TAPES 

 CANGUÇU

 (53) 99931 5069 

 MILONGA

 TRIUNFO

 (51) 99279-6027

 OLIVAE AGROINDUSTRIAL

 PIRATINI

 (51) 99917-4944

 OLIVAL VILA DO SEGREDO

 CAÇAPAVA DO SUL

 (51) 99877-9865

 OLIVAS DE GRAMADO

 GRAMADO

 (54) 99610-7626

 OLIVAS DO SUL

 CACHOEIRA DO SUL

 (51) 99913-0814

 OLIVOPAMPA

 SANTANA DO LIVRAMENTO

 (55) 99658-0868

 PROSPERATO

 CAÇAPAVA DO SUL

 (51) 99988-1170

 QUINTA DAS FLORES

 BARRA DO RIBEIRO

 (51) 99775-5010

 RECANTO MAESTRO

 RESTINGA SECA

 (55) 3302-4474

 SOL DAS OLIVAS

 ENCRUZILHADA DO SUL

 (51) 99511-0374

 VERDE LOURO

 CANGUÇU

 (51) 99621-1559

 

Aberturas da Colheita da Oliva. Decreto 48.988; Lei 14.715. 

Ano

Município

Propriedade

2012

Cachoeira do Sul

Olivas do Sul

2013

Caçapava do Sul

Prosperato

2014

Pinheiro Machado

Batalha

2015

Santana do Livramento

Ouro de Santana

2016

Barra do Ribeiro

Prosperato

2017

São Sepé

Prosperato

2018

Encruzilhada do Sul

Quinta Santha Júlia

2019

Formigueiro

Olivais da Fonte

2020

Caçapava do Sul

Don José

2022

Viamão

Estância das Oliveiras

2023 Encruzilhada do Sul Biome Pampa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DECRETO Nº 53.275, DE 27 DE OUTUBRO DE 2016. (publicado no DOE n.º 206, de 28 de outubro de 2016)

Modifica o Regulamento do Imposto sobre ... (RICMS).

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso da atribuição que lhe confere o art. 82, V, da Constituição do Estado, D E C R E T A: Art. 1 ...."CLXXVII - a partir de 1º de dezembro de 2016, aos estabelecimentos fabricantes, nas saídas internas de azeite de oliva fabricado com azeitonas produzidas no país, em valor que resulte em carga tributária na operação equivalente a 7% (sete por cento).
 Decreto 53.275

 As palestras do Encontro Estadual de Olivicultura foram realizadas no dia 25 de novembro de 2015 na sede da Urcamp em Bagé.

                 A Abertura do evento contou com a presença do Secretário de Agricultura Ernani Polo, do Presidente da Emater  Clair Khun, do Prefeito de Bagé Dudu Colombo e outras autoridades.
                   No dias 26 de  novembro foi proporcionada a Visita Técnica ao olival da Fazenda Guarda Velha/Azeites Batalha em Pinheiro Machado.
                   No total foram mais de 400 participantes de 58 municípios gaúchos, além de visitantes de Santa Catarina, São Paulo, Argentina e Uruguai.
                 Os promotores do Encontro foram  SEAPI, EMATER/RS, EMBRAPA/CPACT, MAPA e Prefeitura Municipal de Bagé que contaram com o patrocínio do Badesul e apoio do SENAR, SDR, FEPAGRO, SEBRAE, Comitê de Fruticultura da Metade Sul; URCAMP UNIPAMPA.

                 Nossos agradecimentos aos palestrantes que disponibilizaram suas apresentações.

 Comportamiento Cultivares Uruguay Paula Conde

 Olivicultura en Uruguay - Paula Conde

 Olivicultura no RS Tailor Garcia

 Alternancia Y Su Manejo En El Olivar - Mercedes Arias

 Resultados De Pesquisas Com Oliveiras  - Enilton Coutinho

 Programa Estadual de Olivicultura - Paulo Lipp João 

Palestras do Encontro Estadual de Olivicultura foram realizadas nos dias 28 e 29 de novembro de 2018, na sede da Embrapa em Pelotas. 

O evento foi uma promoção do Pró-Oliva/SEAPDR, Emater/RS, Ibraoliva e Embrapa. 

Marca Município
Acendra Mariana Pimentel
Alma do Segredo Caçapava do Sul
Alto dos Olivos Sentinela do Sul
Altos da Bolena Bagé
Al-Zait Rosário do Sul
Amoliva Mariana Pimentel
Batalha Candiota/ Pinheiro Machado
Biome Pampa Encruzilhada do Sul
Bueno AZ 0.2 Candiota
Cadenza Glorinha
Candeia Cachoeira do Sul
Capela de Santana Sentinela do Sul
Capolivo Canguçu
Casa Albornoz Santana do Livramento
Casa Alfaro Candelária
Casa Corba Nova Roma do Sul
Casa Gabriel Rodrigues São Gabriel
Casa Marchio Encruzilhada do Sul
Cerro dos Olivais Caçapava do Sul
Corticeira31 Pedras Altas
Costa Doce Dom Feliciano
Costi Olivos Caçapava do Sul
Dom Augusto Alegrete
Dom Feliciano Pelotas
Dom José Caçapava do Sul
Don Marco/ Bem-te-vi Encruzilhada do Sul
Don Rogerio São Sepé
Dona Esmeralda São Sepé
Dona Felícia Alegrete
Enigma Candiota
Estância das Oliveiras Viamão
Estância do Forte Bagé
Estanzuela Pedras Altas
Fazenda Quintana Porto Alegre
Fazenda Sentinela Sentinela do Sul
Finamore Sentinela do Sul
Fonseca Alegrete
Fonte da Talha Cachoeira do Sul
Gaita Bom Jesus
Herança do Cerro Encruzilhada do Sul
Itacolomy São Gabriel
Kór Glorinha
La Favola Arroio dos Ratos
La Pataca São Francisco de Paula
Lagar H Cachoeira do Sul
Maragato Camaquã
Mattedi Viamão
Milonga Triunfo
Monte Santo Alegrete
Nina São Gabriel
Pinheiro Machado
Nuance Caçapava do Sul
Olivae Piratini
Olivais da Fonte Formigueiro
Olivais de Glorinha Glorinha
Olivas Alto Bonito Bagé
Olivas da Coxilha Caçapava do Sul
Olivas da Lua Encruzilhada do Sul
Olivas Daltas Pedras Altas
Olivas de Gramado Gramado
Olivas do Sul Cachoeira do Sul
Olivas Salute Ibarama
Olive Jungle Farroupilha
Olivo Brasil Dom Pedrito
OlivoPampa Santana do Livramento
Origem Pampa Bagé
Orvalho do Pampa São Gabriel
Paralelo 31 Santana do Livramento
Pé de Oliva Ijuí
Pecora Nera Canguçu
Pedregais Encruzilhada do Sul
Pepe Olivais Montenegro
Pontal das Oliveiras Viamão
Prosperato Caçapava do Sul
Puro Cachoeira do Sul
Quatro luas Morrinhos
Querência Alegrete
Quinta Santha Júlia Pantano Grande
RAR Randon Vacaria
Recanto Maestro Restinga Seca
Sabiá Encruzilhada do Sul
São Pedro Caçapava do Sul
Serra do Caverá Rosário do Sul
Sol de Olivas Encruzilhada do Sul
Sublime Cerro Munhoz
Teiniaguá Santana do Livramento
Terra Garrida Hulha Negra
Terrapampa Bagé
Território 63 São Gabriel
Terruá Cachoeira do Sul
Tibirigui Bagé
Torrinhas Pinheiro Machado
Verde Louro Canguçu
Vila Do Segredo Caçapava do Sul
Vincitore Ipê
Viridi Santana do Livramento

O primeiro Salão do Azeite foi realizado durante a feira Envase | Brasil Alimenta, de 26 a 29 de abril de 2016,  no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. No estande da SEAPDR, expositores de 12 marcas tiveram  a oportunidade de apresentar seus produtos ao público desta feira especializada em alimentos e bebidas.

A partir de então já foram realizadas dezenas de edições do Salão do Azeite Gaúcho em feiras tanto na capital como em cidades do interior.

Salão do azeite
Salão do azeite
  1. Laboratório de Análises de Azeites da Embrapa Clima Temperado.

A Portaria nº 95, de 29/4/2020, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicada no Diário Oficial da União, em 4 de maio de 2020, torna oficial o credenciamento do Laboratório de Análises de Azeites da Embrapa.

  • Endereço: Rodovia BR-392, Km 78, 9º Distrito, Monte Bonito Caixa Postal 403, CEP: 96010-971, Pelotas, RS.
  • Fone: (53) 3275-8100

 

  1. Laboratório de Análise de Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM  vinculado ao Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos
  • Informações quanto ao preço dos serviços, entre outras, podem ser obtidas pelos telefones (55) 3220-8254, (55) 3220-8353 e (55) 3220-8364. Produtores de azeite de oliva e outros interessados no assunto também podem esclarecer suas dúvidas pelo e-mail dtcalimentos@gmail.com e no endereço coral.ufsm.br/dtca/index.php/analises.

 

  1. Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologia Aplicado aos Olivais da Região da Campanha da Universidade Federal do Pampa – Unipampa.
  • Bagé. Telefone Unipampa: (53) 3240-3600

Bancos que firmaram Termos de Cooperação com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural visando desenvolver a Olivicultura:

·         BADESUL
·         BANCO DO BRASIL
·         BANRISUL
·         BRDE
·         SICREDI

Lista de produtos autorizados em oliveiras no RS - Julho/2023

Caracterização de Olivais no Rio Grande do Sul: aspectos socioeconômicos, fitossanitários, de nutrição e fertilidade dos solos - Circular: Divulgação Técnica DDPA, 2022.

Nota Técnica 01/2023 - Precipitações em Outubro – Plena Floração em Quatro Municípios e a Produção de Azeite no RS de 2018 a 2022

Instrução Normativa nº 97 (25 de setembro de 2020) - Torna pública a relação de estabelecimentos que devem se registrar no Cadastro Geral de Classificadores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - CGC/MAPA

Instrução Normativa nº 9 - (21 de maio de 2019) - Estabelece a amplitude, os requisitos, os critérios e os prazos para fins de registro no Cadastro Geral de Classificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CGC/MAPA) de pessoas físicas ou jurídicas envolvidas no processo de classificação de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico.

Instrução Normativa nº 23 - (25 de março de 2020) - Regulamento Técnico do Mercosul sobre as Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para os Estabelecimentos Elaboradores/Industrializadores de produtos vegetais, subprodutos e resíduos de valor econômico.

Retificação da Portaria 222/2017 - Inclui o município de Cachoeira do Sul no Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de oliva no RS

Cadastro Olivícola do Rio Grande do Sul 2022

NT - Evolução da Produção de Azeite de Oliva no RS 2010-2022

PORTARIA Nº 95 de 29 de abril 2020

LEI 15 309 ROTA DAS OLIVEIRAS

NT Cadastro Olivícola - Assistência técnica e práticas culturais na Oliveira

NOTA TÉCNICA CADASTRO OLIVICOLA 2017

Decreto 52.479

Diretrizes do Programa Estadual de Olivicultura

Lei 14.715

Zoneamento Edafoclimático para Oliveira no RS

Zoneamento Agrícola de Risco Climático

Matéria do Jornal do Comércio: 18/04/2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1 DE 30 DE JANEIRO DE 2012 MAPA

Comportamento do consumidor de Azeite ambrosini et al SOBER 2017 Olivas

DEC 53 275

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 24 18 6 2018

Apresentação de trabalhos desenvolvidos DDPA reunião 04 04 2019

Comparativo climático municípios produtores de oliveiras 2010-2019

NT Chuvas Outubro 2019 Olivicultura

Abertura da colheita 2019 - https://estado.rs.gov.br/producao-de-azeite-extravirgem-deve-ser-a-maior-do-rs-em-2019

FEIRA DO AZEITE

Diversas marcas de azeite de oliva extravirgem produzidas no Rio Grande do Sul  são as estrelas da Feira do Azeite, que ocorre no primeiro e terceiro sábado de cada mês, no pátio da Secretaria da Agricultura, no Menino Deus. O evento é uma promoção conjunta do Estado com o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). Os visitantes podem degustar e adquirir os produtos expostos.

Feira do azeite
Feira do azeite - Foto: Fernando Dias/Seapdr

EXPOINTER

A Secretaria da Agricultura, através do Programa Pró-Oliva e do Parque de Exposições Assis Brasil, viabilizaram parceria para que o IBRAOLIVA  apresentasse num estande no Pavilhão Internacional da Expointer uma mostra e venda de azeites nacionais.

Azeite Expointer
Azeite Expointer

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
Av. Getúlio Vargas 1384. Bairro Menino Deus, CEP 90.150.004 -Porto Alegre-RS.
Câmara Setorial das Oliveiras

Email: pro-oliva@agricultura.rs.gov.br
Fone: 51 3288-6364

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação