Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretário da Agricultura

Domingos Velho Lopes

Secretário Domingos Velho Lopes

Natural de Porto Alegre, Domingos Velho Lopes é engenheiro agrônomo formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e produtor rural desde 1992, exercendo suas atividades em Mostardas e Palmares do Sul junto à família.

Começou sua atividade institucional, em 1997, como presidente do Sindicato Rural de Mostardas. Em 2000, entrou para a diretoria da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). Em 2003, dentro da entidade, passou a responder pela Comissão de Arroz da federação.

Em 2016, Lopes foi homenageado com a Medalha Assis Brasil, durante a Expointer, por serviços prestados à agropecuária gaúcha. No ano seguinte, assumiu a Comissão de Meio Ambiente da Farsul e foi conduzido à presidência do Conselho Superior da entidade.

Atualmente, exercia o cargo de diretor vice-presidente da Federação da Agricultura, presidente do Sindicato Rural de Mostardas, presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Médio e coordenador adjunto do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacia. É membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e Conselho Estadual de Saneamento Básico. Integra ainda o Conselho de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). É casado com a veterinária Dulce e pai de Manuela e Domingos Neto.

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural