Abertura da colheita de Citrus é realizada em Montenegro

20150528151046citrus.jpg
No Rio Grande do Sul devem ser colhidas mais de 430 mil toneladas de citros - Foto: Leonardo Caldas Vargas / Secretaria Estadual da Agricultura

Na manhã da quinta-feira (27) foi realizada, dentro da programação da abertura da colheita estadual de citros, uma reunião da Câmara Setorial da Citricultura, no município de Montenegro, no Campus da UNISC. Na oportunidade, produtores, sindicatos, empresas, Emater/RS-Ascar, Fepagro, técnicos da secretaria de Agricultura e Pecuária e da secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, MAPA, Ceasa e cooperativas discutiram pautas de interesse da cadeia.

A reunião dirigida pelo coordenador da Câmara Setorial da Citricultura, o engenheiro agrônomo, Paulo Lipp João, contou com uma palestra sobre Nota Fiscal Eletrônica, apresentada por técnicos da secretaria da Fazenda. O preço mínimo da laranja; o estudo sobre o risco de transmissão de uma praga conhecida como “Greening” foram alguns dos assuntos da Câmara setorial.

Na parte da tarde, o grupo de trabalho se deslocou para a localidade de Vapor Velho, na propriedade de Jean Carlo Steffen, para a 16ª Abertura da Safra de Citros. Com uma emocionada fala de recepção, o proprietário do local destacou o caráter familiar da propriedade que está desde 1927 na família. “Tenho orgulho te ter dado continuidade ao trabalho do meu pai e destaco a união dos produtores da nossa região que fazem funcionar muito bem o sistema de cooperativismo no Vale do Caí”, disse. Os produtores esperam colher cerca de 162 mil toneladas de laranjas, bergamotas e limões nesta safra, desempenho semelhante ao do ano passado. No Rio Grande do Sul devem ser colhidas mais de 430 mil toneladas de citros, produzidos, em sua maioria, em pequenos pomares, com área média entre 2 e 3 hectares.

Durante o evento os convidados degustaram sucos e doces produzidos pelo grupo de senhoras da região com limão, laranja e bergamota. Depois da solenidade, os presentes também colheram frutas no pomar da propriedade.

Também participaram do ato o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto; o diretor-presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Adoralvo Antônio Schio, representando o secretário de Agricultura e Pecuária, Ernani Polo;  o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marcos Regelin; o prefeito de Montenegro, Luiz Américo Alves Aldana; o assistente técnico estadual em Fruticultura da Emater/RS-Ascar, Antônio Conte; secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Antônio Edson da Cruz Padilha; gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann; e o representante da Câmara Setorial de Citricultura Eduardo Schroder, além de secretários, vereadores, representantes de entidades ligadas ao setor e agricultores.