Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Agricultura divulga regulamento e exigências sanitárias para exposição de animais na Expointer Digital

Publicação:

Ovinos em julgamento durante uma expointer
Inscrição de animais continua sendo por meio das associações de criadores - Foto: Arquivo/Expointer
Por Elaine Pinto

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural divulgou o regulamento e as exigências sanitárias previstas para a 83ª Exposição Estadual de Animais, alusiva aos 50 anos do Parque de Exposições Assis Brasil e que será realizada de 26 de setembro a 4 de outubro, durante a Expointer Digital. O documento pode ser consultado aqui.

As categorias da exposição de animais são: bovinos, ovinos, equinos, bubalinos e aves. Como nos anos anteriores, as inscrições devem ser feitas por meio das associações de criadores.

Os eventos que integram a exposição de animais são as exposições de gado de corte e misto, ovinos controlados, equinos crioulos, gado holandês e equinos árabes, além do Freio de Ouro, a final do Campeonato de Equinos Árabes Domados do Pampa 2020 e o Congresso Nacional de Laço Comprido da Raça Quarto de Milha. 

A exposição de animais tem por objetivo expor e comercializar reprodutores das diferentes espécies de animais domésticos; proporcionar aos criadores o conhecimento do grau de desenvolvimento da produção animal, pelo exame dos reprodutores expostos; apresentar a produtores e industriais o que vem sendo realizado no setor do agronegócio; demonstrar os resultados do emprego de novas tecnologias, visando o aprimoramento dos rebanhos; e estabelecer maior intercâmbio entre os meios criatórios, produtivos e industriais, além da troca de experiências entre técnicos.

Expointer Digital

O novo formato da feira, a Expointer Digital, foi apresentado nesta segunda-feira (31) pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário da Agricultura, Covatti Filho. Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a plataforma digital será utilizada para transmitir em tempo real as provas, julgamentos e leilões de animais, bem como a exibição de maquinário, programações técnicas e shows. O portal contará também com salas de reunião para negócios e central de vendas de produtos da agricultura familiar. 

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação