Agricultura e Polícia Rodoviária Federal apreendem 2,4 toneladas de alimentos impróprios para consumo humano

Alimentos eram transportados em caminhão sem refrigeração ou alvará sanitário, em contato com produtos de limpeza e inseticidas - Foto: Marcos Groff
Por Ana Lúcia Miranda/Regional Santa Maria

A equipe da Supervisão Regional de Santa Maria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreenderam nesta quinta-feira (22) mais de 2,4 toneladas de produtos de origem animal (carne de frango e presunto) em ação de fiscalização na BR-392.

Os alimentos estavam sendo transportados em um caminhão-baú sem nenhum tipo de refrigeração ou alvará sanitário e em contato com produtos de limpeza e inseticidas. Segundo o motorista, a carga seria entregue em mercados de São Sepé e Restinga Sêca.

Os fiscais agropecuários e técnico agrícola da Regional de Santa Maria realizaram a autuação e encaminharam os produtos impróprios para o consumo humano para o Mantenedouro de Fauna São Braz, em Santa Maria.

De acordo com a fiscal agropecuária Claudia Dal Molin Soares, esses alimentos podem ser oferecidos aos animais selvagens por esses terem maior capacidade de digestão e resistência a microorganismos que estão presentes em alimentos mal conservados e com risco de contaminação. “No caso de humanos, em especial os que se encontram imunodeprimidos, crianças e idosos, podem ocorrer complicações por infecções alimentares, sobrecarregando o sistema de saúde e podendo chegar ao óbito”, explica.