Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Anuário aponta região Sul com maior aumento percentual de novas cachaçarias

Publicação:

pessoa servindo cachaça
- - Foto: Fernando Dias/SEAPDR
Por com informações Ascom/Mapa

O número de municípios brasileiros com pelo menos uma cachaçaria registrada cresceu no ano passado. É o que mostra o Anuário da Cachaça 2021, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo o levantamento, a quantidade de municípios passou de 586, em 2020, para 611 em 2021. A região Sul registrou o maior aumento percentual no número de cachaçarias, onde a abertura de 20 novas fábricas representou um aumento de 16,9% em relação ao ano de 2020.

O aumento foi impulsionado pela abertura de nove novas cachaçarias no Rio Grande do Sul, nove em Santa Catarina e duas no Paraná. O Sul também foi a única região em que todos os estados apresentaram crescimento no número de estabelecimentos registrados. “Este aumento de registros se dá face ao interesse cada vez maior de produtores de cana-de-açúcar e de investidores que passam a se interessar pelo segmento e empreender neste produto”, destaca Paulo Ramos, da Associação dos Produtores de Cana de Açúcar e seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana), entidade integrante da Câmara Setorial de Bebidas Regionais da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Para Ramos, o produto cachaça vem crescendo e se firmando ano a ano, e o Rio Grande do Sul tem se destacado principalmente por ter um diferencial na sua produção, com pequeno volume anual, de 25 a 30 mil litros/ano, ao contrário de outros estados que têm uma produção em larga escala.

Paulo destaca a importância do trabalho desenvolvido pela Aprodecana, que tem 28 associados, sendo 26 produtores, e que representam mais de 50% dos estabelecimentos registrados pelo Mapa. Para ele, a participação em eventos tem tornado o produto mais conhecido no país e no exterior.

O Anuário 2021 aponta que o estado de São Paulo ocupa a segunda posição no aumento percentual do número de cachaçarias, com a abertura de 15 novos estabelecimentos, que correspondem a um crescimento de 11,7% em relação a 2020. No total, o estado conta com 143 estabelecimentos.

Outros números

Apesar do aumento no número de municípios, o Anuário aponta a diminuição de 2% na quantidade de estabelecimentos produtores de cachaça registrados no Mapa, no país: em 2020, esse número foi de 955, enquanto 2021 fechou em 936 estabelecimentos. No período, foram registradas 98 novas cachaçarias e outras 117 cancelaram seus registros, o que corresponde a uma redução líquida de 19 cachaçarias em relação ao ano anterior.

A exportação brasileira de cachaça cresceu 29,5% no volume exportado, 7.221.219 litros, e 38,4% no montante de exportações, US$ 13.178.050, em relação ao ano anterior. Em 2021, a cachaça foi exportada para 67 países, sendo o Paraguai e a Alemanha os principais destinos.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação