Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Área plantada no Estado chega a 240.512 hectares ou 21,54% do previsto

Publicação:

A área plantada com arroz no Estado fechou a semana com 21,54% do previsto, o equivalente a 240.512 hectares da área estimada, que é de 1.116.458 hectares. Os destaques ficam por conta da Fronteira Oeste que tem 87.948 hectares de área semeada ou 26,78% do previsto. Na Zona Sul, 49.209 hectares estão semeados ou 26,74% da área estimada.

Os próximos dias, segundo o meteorologista da Fepagro e consultor do Irga, Glauco Freitas, serão favoráveis para o plantio e preparo do solo. Conforme ele, até o dia 27 há previsão de chuva fraca apenas para o Litoral Norte. “Neste final de primavera e no decorrer do verão 2014/2015, a cultura do arroz deve ser uma das mais beneficiadas.”

Os últimos estudos realizados pelo meteorologista indicam uma tendência de diminuição nos volumes médios de precipitação no Rio Grande do Sul no período do verão. “O mês que registrou menor volume de precipitação foi janeiro, justamente quando grande parte das lavouras de arroz necessita de tempo seco e com maior incidência de radiação de onda curta”, diz Freitas.

Com esta janela de clima seco, a expectativa é de que o plantio se intensifique a partir de agora. A Campanha é a região em que o plantio está mais atrasado e foi semeado apenas 8,73% da área (14.439 hectares). Nas Planícies Costeira Interna há 37.729 hectares plantados (25,68%) e Externa, 21.349 hectares (15,15%). A Depressão Central registra 29.838 hectares semeados (19,8%).

 

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação