Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Asgav reelege diretoria de uma das principais cadeias produtivas do Estado

Publicação:

20140415210531img-5443-2.jpg
Setor é responsável por 3% do PIB gaúcho - Foto: Vilmar da Rosa

 

 

O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze,  participou nesta terça-feira (15)  da posse da nova diretoria da Associação Gaúcha de Avicultura e do Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas (Asgav/Sipargs). Eleita para o triênio 2014/2017, a nova gestão reelegeu como presidente Nestor Freiberguer pela segunda gestão consecutiva. Uma das principais atividades rurais do Estado, principalmente nas regiões norte e noroeste, a avicultura  foi responsável em 2013 pelo abate de cerca de 780 milhões de aves, produção de 1,6 milhão de toneladas de carne de frango e de cerca de 2,5 bilhões de unidades de ovos.

Além disso, é um dos mais significativos setores para o desenvolvimento da economia brasileira: gera hoje aproximadamente 40 mil empregos diretos e 800 mil atividades indiretas. No RS, 10 mil famílias participam da atividade. A avicultura representa 3% do PIB e está entre os cincos principais itens da pauta.

Fioreze reforçou  números da cadeia. “A atividade está em mais de em 240 municípios do Rio Grande do Sul, com um consumo anual de 2,880 milhões de toneladas de milho e consumo anual de 1 milhão de toneladas de farelo de soja”.

A produção e abastecimento de milho também foram levantados. “A safra histórica, clima, bons preços. Já podem comemorar podem comemorar", disse ao se referer às últimas como históricas, graças ap avanço das tecnologias, das políticas públicas e do Mais Agua, Mais Renda que dá subvenção para que os produtores invistam e o Estado possa triplicar a área irrigada”.

De acordo com o presidente da Asgav, Nestor Freiberger, há esperança no programa Mais Água, Mais Renda que trata de investimento em irrigação e no programa Mais Grãos. “Iniciativas que podem surtir um bom resultado a médio e longo prazo”, destacou Freiberger.

A questão do reforço e investimento da Defesa Sanitária também foi ressaltada. Segundo Fioreze a parceria com o Fundesa vai possibilitar a estruturação nos seis postos de divisa com Santa Catarina.

Também participaram da ocasião o delegado do Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento, Francisco Signor, Presidente da Fiergs, Heitor José Müller, Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, e demais autoridades e lideranças.

A Asgav/Sipargs

Tem na sua base de associados, 11 frigoríficos com Serviço de Inspeç~çao Federal, sete frigoríficos com Serviço de Inspeção Estadual, um frigorífico dom Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), 230 fábricas de rações, oito Incubatórios/genética (independentes), 30 granjas produtoras de ovos, uma Indústria de Processamento de ovos e dez empresas fornecedores e parceiros da Asgvav.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação