Beto Grill comemora com produtores resultados alcançados pela Fenasul e Expoleite
Publicação:
O governador em exercício, Beto Grill participou neste domingo (29), da abertura oficial da 34ª Expoleite e da 7ª edição da Fenasul, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Instalados no local desde quinta-feira (26), os dois eventos se encerram neste domingo e são direcionados ao trabalho do produtor rural, visando resultados técnicos e de negócios.
Em seu pronunciamento, Beto Grill destacou a satisfação do Governo do Estado pelo aquecimento dos negócios nesta cadeia produtiva. Ele enfatizou a capacidade e potencialidade do segmento. "Temos consciência de que as ações sociais do Governo dependem do fomento à produção e, estamos aqui, para expressar nosso apoio. Estamos ao lado celebrando as conquistas, mas estamos juntos onde se concentram os problemas".
O representante do Sistema Farsul, Francisco Schardong, falou das dificuldades de "inserção positiva do leite e do arroz" no Mercosul e pediu o apoio do Estado junto ao Governo Federal.
O secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, considerou o Parque Assis Brasil ocioso e disse ser objetivo do governo, diversificar seu uso. "Queremos ampliar as atividades e fazer desse espaço uma vitrine do agronegócio." O secretário destacou também, o trabalho da secretaria da Agricultura em promover programas alinhados aos desenvolvidos pelo governo federal, especialmente, em status sanitário, como o de combate a tuberculose. Fioreze lembrou o RS Leite, um programa que está sendo elaborado para apoiar a cadeia produtiva leiteira. "A meta do governo é aumentar a produção e a renda do produtor gaúcho com sustentabilidade" completou.
O coordenador dos dois eventos, José Ernesto Ferreira, celebrou os resultados, uma vez que todas as expectativas foram superadas. Ele agradeceu o apoio do Banrisul e do Governo para o sucesso das feiras.
Esta edição da Fenasul tem 2.172 animais inscritos, entre ovinos, equinos, caprinos, aves, coelhos, gado de leite e de corte. Os números parciais divulgados apontam R$ 1,6 milhão em negócios, superando a edição de 2010 que comercializou R$ 954 mil. Em leilões, a Fenasul superou também, todas as edições anteriores.
Após o ato, que se encerrou com o desfile dos campeões, o governador em exercício vistoriou o Parque Assis Brasil visando a Expointer 2011 que ocorre em agosto.