Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Câmara da Noz-Pecã debate localização dos pomares no RS

Publicação:

cs noz pecã
Foto: Reprodução
Por Darlene Silveira

Representantes da Câmara Setorial da Noz-Pecã da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) estiveram reunidos nesta terça-feira (26/9), de forma híbrida. Entre outros assuntos, debateram sobre os mapas de localização dos pomares no Rio Grande do Sul. Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador, engenheiro agrônomo Jaceguay Barros.

A chefe da Seção de Pesquisas Agropecuárias do IBGE no Rio Grande do Sul, Fernanda Assaife, apresentou a distribuição das áreas de produção de noz-pecã no Estado. “São 281 municípios gaúchos que investem na cultura, conforme a safra 2023. Em 2022 eles produziram 5.407 toneladas, e, para 2023, a previsão é de 6.613 toneladas”.

Ela também apontou o ranking dos 20 principais municípios produtores da cultura no Estado: Cachoeira do Sul, Anta Gorda, Sant'Ana do Livramento, Sananduva, Sentinela do Sul, Santa Maria, Roca Sales, Canguçu, Dom Pedrito, General Câmara, Minas do Leão, São Gabriel, Candiota, Marques de Souza, Serafina Corrêa, Santa Rosa, Rolante, Cotiporã,  Guaporé e São Borja.

Em relação ao Brasil, Fernanda afirmou que existe produção em 318 municípios dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul (o principal produtor).

Outro assunto discutido durante a reunião foi a Abertura Oficial da Colheita 2024. O fiscal estadual agropecuário e engenheiro agrônomo da Seapi, Paulo Lipp, apresentou o ofício da Prefeitura de Anta Gorda demonstrando interesse em sediar o evento no dia 25 de abril. “A plenária concordou com a proposição, e o encaminhamento foi de marcar um encontro com o prefeito do município antes do final deste ano para programar os detalhes juntamente com as entidades parceiras”.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação