Câmara Setorial da Pecuária de Corte debate situação sanitária no RS

corte
A última reunião do ano da Câmara foi realizada de forma on-line. Foto: Reprodução.

A situação sanitária no Rio Grande do Sul e as perspectivas futuras foram abordadas na reunião on-line da Câmara Setorial da Pecuária de Corte, que ocorreu nesta quinta-feira (1/12). A abertura foi realizada pelo secretário ajunto da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Rodrigo Rizzo, e pelo diretor do Departamento de Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Rural da Secretaria, Paulo Lipp João.

O médico veterinário e chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Seapdr, Fernando Groff, falou sobre o status do Estado de área livre de aftosa sem vacinação e sobre o início dos trabalhos do projeto de rastreabilidade da carne bovina. “Hoje, formalizamos a comunicação oficial para a câmara setorial do novo status e informamos que estamos trabalhando para evoluir no projeto de rastreabilidade individual de bovinos, para apoiar os processos de certificação sanitária nos diversos Programas Sanitários. Será um projeto discutido com a cadeia produtiva, para que seja efetivo”, declarou Groff.

O coordenador do Programa Produtos Premium, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), Jonathan Vaz Martins Silva, apresentou o Selo de Reconhecimento Carne Premium Gaúcha, o qual tem como objetivos estimular, apoiar e valorizar a estratégia de agregação de valor aos produtos.

De acordo com Silva, o selo é uma parceria com outras secretarias de Estado, como Seapdr, Sema e Sedec. "O reconhecimento foi construído por um grupo de trabalho contendo, além de representantes das secretarias, a participação da Aproccima, Apropampa, estâncias gaúchas, Embrapa e UFSM", explicou. "Os critérios foram construídos tendo por base os seguintes princípios: bem-estar animal, sustentabilidade ambiental, segurança do alimento, rastreabilidade e transparência, respeito à cultura gaúcha, predominância de raças taurinas de corte e eficiência do sistema produtivo por meio da tecnologia", complementou.

O reconhecimento está disponível no site www.sict.rs.gov.br/produtos-premium para consulta. E-mail com informações ou dúvidas podem ser enviados para produtos-premium@sict.rs.gov.br.

Outro assunto abordado foi a renovação de Gilson Barreto Hoffman como coordenador da Câmara, cujo nome foi aprovado por aclamação.

Encaminhamentos

Um dos encaminhamentos do encontro foi a aproximação entre Sicadergs e Farsul com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia para análise e aperfeiçoamento do Selo de Reconhecimento Carne Premium Gaúcha.

A próxima reunião da Câmara Setorial será realizada no mês de março de 2023.