Câmara Setorial da Soja propõe antecipação de 10 dias no vazio sanitário e no calendário de semeadura

A proposta será encaminhada para o Mapa

Reunião da Câmara Setorial da Soja em Não-Me-Toque sugere novo período para vazio sanitário e calendário de semeadura
Integrantes da Câmara Setorial da Soja em Não-Me-Toque sugerem novo período para vazio sanitário e calendário de semeadura - Foto: Divulgação/Seapi

A reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja, no estande do Senar-RS, na Expodireto/Cotrijal, em Não-Me-Toque, aprovou nesta semana o encaminhamento de ofício ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), sugerindo a antecipação em 10 dias nos períodos de vazio sanitário e do calendário de semeadura da soja para o estado do Rio Grande do Sul. O vazio sanitário seria de 03/07/2023 a 30/09/23 e o calendário de semeadura de 01/10/23 a 18/02/24.

Atualmente, o vazio sanitário ocorre entre 13/07 e 10/10 e o calendário de semeadura de 11/10 a 28/02.

O vazio sanitário foi instituído pelo Mapa como uma das medidas fitossanitárias para o controle da ferrugem da soja, com pelo menos 90 dias sem a cultura e plantas voluntárias no campo. O Ministério também definiu o calendário de semeadura da soja como medida fitossanitária complementar para racionalização do número de aplicações de fungicidas e redução dos riscos de desenvolvimento de resistência do agente causal da doença.

O diretor-geral adjunto da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, presente ao encontro, destacou que foi a sua primeira participação na reunião da Câmara. “Tive a oportunidade de presenciar a alta responsabilidade com que os participantes encaminham as pautas, baseados nos números e dados dos órgãos técnicos”, afirmou Kuhn.

"A participação da Câmara através de produtores, entidades representativas, técnicos e integrantes da, cadeia produtiva da soja é fundamental para adoção de políticas fitossanitárias, em especial sobre a Ferrugem Asiática da Soja, uma das maiores ameaças fitossanitárias do Brasil na cultura", ressalta Ricardo Felicetti, diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Secretaria.

Reunião Câmara Setorial Soja Expodireto
Reunião da Câmara Setorial Soja na Expodireto - Foto: Gerson Raugust / Divulgação Sistema Farsul

Na reunião, também foram discutidas as condições da safra 2022/2023.

Presentes: o diretor-geral adjunto da Seapi, Clair Kuhn, o coordenador da Câmara Setorial da Soja, Nereo Starlick da Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Rio Grande do Sul (Acergs), o coordenador adjunto da Câmara Setorial da Soja, Ireneu Orth, da Associação dos Produtores de Soja do Estado do Rio Grande do Sul (Aprosoja), Róger Strauss Assessor Técnico da Câmara Setorial da Soja, Osvaldo Vieira, da Embrapa Trigo, Altair Hommerding e Paulo Lipp, da Seapi, Elder Dal Prá Elmar e Gilberto Bortolini, da Emater/RS, Elmar Konrad, Antônio da Luz e o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, Tarcísio Minetto, do Sistema Ocergs/Sescoop e Márcio Port, do Sicredi.