Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Câmaras Setoriais da Agricultura reúnem cadeias produtivas em videoconferências

Publicação:

Secretário Covatti Filho conversou com setor de aves nesta quarta-feira (8)
Secretário Covatti Filho conversou com setor de aves nesta quarta-feira (8) - Foto: Emerson Foguinho/Seapdr

A pandemia do coronavírus alterou a rotina de funcionamento de diversos órgãos públicos. Na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), as reuniões das Câmaras Setoriais, realizadas presencialmente, começaram a ser feitas por videoconferência. O primeiro encontro virtual ocorreu na manhã de quarta-feira (8) e envolveu o setor de aves. Ainda em abril, outras sete reuniões estão agendadas, envolvendo câmaras setoriais de suinocultura, leite, bovinos de corte, fumo, soja e milho e bebidas regionais.

Na manhã de quarta-feira (8), a cadeia produtiva das aves discutiu temas do setor.  Entre as demandas, o setor solicitou ao secretário Covatti Filho o encaminhamento de pedido ao Estado para abertura do comércio para as regiões onde não há casos de coronavírus. Também foi solicitada a ampliação das compras institucionais, entre elas a da cesta básica.

Covatti Filho informou também que acionou a Cesa (Companhia Estadual de Silos e Armazéns do Rio Grande do Sul) para utilizar a unidade de Capão do Leão para estocagem de frangos congelados, já que os frigoríficos estão com dificuldades de armazenagem devido à diminuição no consumo. Outros  armazéns da companhia também estão sendo avaliados.

Entre as demandas para a governo federal, representantes da cadeia de aves solicitaram que conste do edital da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que o milho seja adquirido por pequenos produtores, e não por comerciantes.  A Conab será contactada pela Secretaria da Agricultura para encaminhamento do pedido. O secretário deve encaminhar sugestões à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para reduzir os gargalos com as exportações, devido à diminuição de compras. 

Participaram da videoconferência representantes da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), empresa Araçá Alimentos, Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Seara e Seapdr.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação