Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Emitir Permissão de Trânsito Vegetal (PTV)

O que é?

A Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) é o documento oficial para o trânsito interestadual de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal sujeitos à Certificação Fitossanitária de Origem (CFO).

A PTV é o documento que valida ações de prevenção à disseminação de pragas agrícolas, diminuindo os prejuízos aos agricultores e permitindo menor uso de agrotóxicos, uma vez que as pragas certificadas não atingem as lavouras devido às medidas de prevenção e manejo.


Pré-Requisitos

Caso ainda não possua cadastro como produtor rural ou representante de Unidade Consolidadora (UC), o interessado deve solicitar o formulário correspondente através do e-mail defesavegetal@agricultura.rs.gov.br ou pelos telefones (51) 3288-6289 e 3288-6294.

Forma de Solicitação

Necessário cadastro do solicitante através do e-mail defesavegetal@agricutura.rs.gov.br.

Mais informações pelos telefones (51) 3288 6289 / 3288 6294.

Documentos Necessários

Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) ou Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) ou PTV de outra unidade da federação ou, ainda, laudo fitossanitário oficial.

Além dos documentos fitossanitários citados é necessário a apresentação de nota fiscal.

Quanto custa?

Gratuito

Onde Fazer?

Presencial nas Inspetorias de Defesa Agropecuária de seu município ou, digitalmente, através da Plataforma Produtor Online.

Link para acesso: https://secweb.procergs.com.br/sdae/soe/PRSoeLogon.jsp

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural