Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Cesem de Júlio de Castilhos participa de Campo Tecnológico de Verão

Publicação:

Abertura Campo Tecnológico 2024
Abertura do Campo Tecnológico 2024 - Foto: Ascom Cotrijuc

Nos dias 22 e 23 de fevereiro aconteceu no Centro de Pesquisa de Sementes (Cesem), pertencente ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Aagropecuária (DDPA), em Júlio de Castilhos, a 12ª edição do Campo Tecnológico de Verão da Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos (Cotrijuc), em parceria com o DDPA, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

Cerca de 500 pessoas participaram do encontro, entre cooperados, produtores, estudantes e técnicos. Esta edição contou com seis estações, além da feira de negócios e estandes de empresas parcerias. A abertura do evento teve a apresentação e boas vindas do vice-diretor da Cooperativa, Estanislau Bertoldo de Quevedo, e da pesquisadora chefe do Centro de Pesquisa, Liege Camargo da Costa. Pelo DDPA, também estiveram presentes o diretor adjunto, Vilar Gewer, e a chefe da Divisão de Pesquisa, Maria Helena Firmino.

A visitação iniciou no espaço “Operação 365: solo coberto o ano todo, rentabilidade sempre”, apresentado por Giovani Faé, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e Geomar Corassa, da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL). Na sequência, estava a estação “Smartcoop: sua propriedade digital na palma da sua mão”, conduzida por Alene Mello e Mateus Cherobini, da Cotrijuc, com relatos dos produtores Leimar Trevisan e Fermino Michelon. Seguindo o roteiro, havia o espaço “Controle de plantas daninhas em diferentes biotecnologias”, com Mário Bianchi, da CCGL, e a equipe da Ello. A quarta estação era sobre “Manejo assertivo do complexo de doenças da cultura da soja”, com Carlos Pizolotto, da CCGL e o grupo da Getagri.

Estações do Campo Tecnológico de Verão, no Centro de Pesquisa de Sementes, em Júlio de Castilhos
Estações do Campo Tecnológico de Verão, no Centro de Pesquisa de Sementes, em Júlio de Castilhos - Foto: Ascom Cotrijuc

Na quinta estação de visita, o DDPA trouxe para o Campo Tecnológico a agricultura familiar. A pesquisadora Liege e o técnico em pesquisa agrícola, José Geraldo Ozelame, apresentaram os resultados do consórcio entre espécies cultivadas, além de unidades demonstrativas de cultivares de feijão do DDPA e linhagens de soja melhoradas, produzidas no próprio centro. Logo após, um corredor com 40 cultivares de soja, semeadas em três épocas distintas, conduzido por Gabriel Pazinatto, da Cotrijuc, finalizou o percurso.

O presidente da Cotrijuc, Caio Vianna, destacou que o Campo Tecnológico conseguiu “atingir plenamente o seu objetivo, que foi levar ao produtor informações que permitam ele rentabilizar a sua atividade com eficiência. “Nós queremos cumprimentar todos os colaboradores, que se dedicaram o ano todo para, em seis estações muito sintéticas, mostrar aqueles manejos que realmente podem ajudar o produtor a ganhar mais dinheiro na sua atividade”, afirmou Vianna.

Parceria entre a Secretaria e a Cotrijuc

O convênio entre as duas Instituições fecha o primeiro ano de execução. Os experimentos do Campo Tecnológico são desenvolvidos na área experimental do Centro de Pesquisa de Sementes, em Júlio de Castilhos. O convênio consiste em um “Projeto integrado de pesquisa, difusão de tecnologias e produção na Região Centro do Rio Grande do Sul”, e busca promover a melhoria dos padrões de solo, produtividade, qualidade e competitividade dos produtos. O desenvolvimento deste projeto tem possibilitado a continuidade do desenvolvimento da pesquisa agrícola do Rio Grande do Sul, de forma a fortalecer a cadeia produtiva do agronegócio na Região Centro do Estado baseada na sustentabilidade dos sistemas de cultivo, servindo também como modelo para outras regiões produtoras do Brasil. A realização do Campo Tecnológico, conjuntamente com ações de transferência de tecnologia, a capacitação de profissionais, técnicos, produtores e estudantes, a partir da demonstração e validação possibilita a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela pesquisa.

“Potencializar a ciência, através da pesquisa é sempre importante. O investimento na pesquisa é a forma mais segura de se chegar à inovação tecnológica. Os objetivos traçados para este acordo possibilitam o desenvolvimento de modelos de agricultura mais sustentáveis, preocupados em preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida do agricultor e do consumidor”, salienta Liege Camargo da Costa, Pesquisadora e Chefe do Centro de Pesquisa.

Campo Tecnológico de Verão, no Centro de Pesquisa de Sementes, em Júlio de Castilhos
Campo Tecnológico de Verão, no Centro de Pesquisa de Sementes, em Júlio de Castilhos - Foto: Ascom Cotrijuc

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação