Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Chimarrão com Inovação debate agentes infecciosos em bovinos com síndrome neurológica

Publicação:

foto divulgação seapdr
O Brasil é um grande exportador de alimentos, e a bovinocultura tem importância nesse contexto. Foto: Divulgação/Seapdr

“Detecção de agentes infecciosos em bovinos com síndrome neurológica” é o tema do próximo “Chimarrão com Inovação”, que ocorrerá nesta sexta-feira (24/6), às 10h, virtualmente. O assunto será apresentado pela pesquisadora do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (DDPA/Seapdr), Carla Rosane Rodenbusch.O evento terá transmissão gratuita pelo canal de eventos do DDPA. 

Segundo a médica veterinária Carla, o Brasil é um grande produtor e exportador de alimentos, e a bovinocultura tem grande importância nesse contexto. “Doenças neurológicas em bovinos podem ter diversas etiologias, podendo ser infecciosas, tóxicas, metabólicas ou traumáticas”, explica. 

Ela conta que o Centro Estadual de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (CEPVDF) da Seapdr realiza o diagnóstico de raiva animal (principal enfermidade infecciosa com sinais neurológicos em bovinos). “Em estudos anteriores, verificou-se que cerca de 40% dos encéfalos bovinos, com sintomatologia nervosa e suspeita de raiva, que são encaminhados ao Centro, são negativos para raiva e ficam sem um diagnóstico”, esclarece Carla. “Diante disso, o projeto de pesquisa que coordeno busca outras etiologias infecciosas nos animais negativos para raiva, com o intuito de auxiliar o veterinário de campo no tratamento, manejo e prevenção das doenças, contribuindo para a melhoria sanitária do rebanho gaúcho”.

Chimarrão com Inovação 

O “Chimarrão com Inovação” é um ciclo de encontros virtuais com o objetivo de divulgar os resultados das pesquisas do DDPA/Seapdr nos diferentes setores da agropecuária gaúcha. As apresentações são feitas pelos pesquisadores do Departamento, alunos de pós-graduação e convidados/parceiros de outros departamentos da Seapdr, Emater/RS-Ascar e instituições participantes da pesquisa. Esses encontros são gravados e disponibilizados no You Tube. 

 

O quê: Chimarrão com Inovação – “Detecção de agentes infecciosos em bovinos com síndrome neurológica”

Quando: 24 de junho, sexta-feira

Horário: 10h

Link: https://www.youtube.com/channel/UCyklF8-z3LotlsNQf_FVy1A

 

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação