Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Chimarrão com Inovação debate o controle do carrapato bovino na era de multirresistência

Publicação:

Capa Chimarrão com Inovação
-

O controle do carrapato bovino é tema do Chimarrão com Inovação nesta sexta-feira (23/5). O evento, com transmissão on-line e gratuita, ocorre a partir das 10h, pelo canal do DDPA/ no YouTube.

A palestra será ministrada pelo médico veterinário e pesquisador do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal (IPVDF), Guilherme Marcondes Klafke. A apresentação tem como objetivo abordar os impactos sanitários, econômicos e produtivos provocados pelo carrapato bovino na bovinocultura gaúcha, destacando a crescente resistência dos carrapatos a diversos princípios ativos.

Klafke destaca que o controle do carrapato bovino na era de multirresistência tem como foco “diminuir a incidência da doença, já que a situação do carrapato depende de ações de pesquisas atualizadas por um controle racional”, explica.

Dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) mostram que 98% das propriedades avaliadas apresentam carrapatos resistentes a três ou mais carrapaticidas, revelando a situação alarmante de resistência múltipla no Estado do Rio Grande do Sul.

O pesquisador destaca que serão discutidos os fatores que favorecem a resistência, como uso inadequado de produtos, alta infestação ambiental e clima favorável a sua incidência, além da importância do diagnóstico para guiar decisões de controle.

Para Guilherme Klafke, a necessidade de manejo racional e rotativo dos acaricidas, aliando conhecimento ecológico local, diagnóstico de resistência, aplicação correta e uso estratégico das ferramentas disponíveis, incluindo moléculas novas como as isoxazolinas, são ações enfatizadas pelo pesquisador do IPVDF.

Por fim, o pesquisador e consultor da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) ressalta a importância do engajamento dos produtores e da implementação de estratégias integradas de biosseguridade, de manejo de pastagens e de resistência do hospedeiro, além da colaboração entre instituições públicas e privadas para enfrentar o desafio da resistência múltipla e garantir a sustentabilidade do controle do carrapato no RS.

Serviço

O quê: Chimarrão com Inovação: Controle do carrapato bovino na era de multirresistência

Quando: sexta-feira (23/5), às 10h, on-line e gratuita

Onde: Canal de Eventos do DDPA/Seapi no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=DaGsek0-1fo

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação