Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Coleção de promotores de crescimento em leguminosas é tema do próximo "Chimarrão com Inovação"

Publicação:

Apresentação ocorre na sexta-feira (17/03) às 10 horas, no canal de eventos do DDPA
Apresentação ocorre na sexta-feira (17/03) às 10 horas, no canal de eventos do DDPA

A Coleção SEMIA de rizóbios, mantida pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi), será tema da próxima edição do "Chimarrão com Inovação", em uma nova série dedicada aos acervos do departamento. A apresentação da pesquisadora Anelise Beneduzi da Silveira, curadora da coleção, ocorre nesta sexta-feira (17/03), às 10 horas, com transmissão gratuita pelo canal de eventos do DDPA.

Rizóbios são bactérias que se associam às raízes, auxiliando na fixação biológica do nitrogênio e no crescimento da planta. Compõem os chamados inoculantes, utilizados como substitutos de fertilizantes nitrogenados nas lavouras de soja. "Os inoculantes baixam os custos de produção e aumentam a produtividade. Além disso, a fixação de nitrogênio ajuda a recuperar áreas degradadas e melhorar a fertilidade do solo", explica Anelise.

A Coleção SEMIA, que teve início na década de 1950, se tornou referência nacional para o Ministério da Agricultura, sendo o banco de germoplasma oficial de rizóbios para a produção de inoculantes comerciais. É o mais completo da América Latina, com 907 estirpes de rizóbios para cerca de 200 leguminosas de interesse econômico, como soja, feijão, amendoim e forrageiras.

"A Coleção está preservada como acervo de recursos da diversidade microbiológica dentro da agricultura moderna e agroecológica. Suas estirpes são reconhecidas como um dos mais importantes insumos dentro do sistema produtivo sustentável", destaca a curadora.

Série Acervos: Bioinsumos - Coleção SEMIA de Rizóbios

Data: 17 de março, sexta-feira

Horário: 10h

Link: https://www.youtube.com/watch?v=RQN-trziPoo

 

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação