Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Começa o inquérito da brucelose e tuberculose em bovinos

Publicação:

20130317171331r-37.jpg
Fêmeas bovinas com mais de 24 meses serão testadas em 420 municípios - Foto: Fernando Dias

 

 

A partir desta segunda-feira, 70 profissionais do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio começam a visitar 1.065 propriedades de 420 municípios gaúchos para efetuar o inquérito epidemiológico da Brucelose e da Tuberculose. A ação, realizada em conjunto com o Ministério da Agricultura e o Fundesa, tem como meta realizar exames em onze mil fêmeas bovinas com idade superior a 24 meses.

O inquérito busca estimar a prevalência e a distribuição de propriedades e de bovinos infectados com brucelose e tuberculose no estado. Com esse trabalho serão fornecidos subsídios para melhor coordenação e execução dos programas de controle e erradicação das duas enfermidades.

As coletas devem ser realizadas durante o período de cinco semanas, com previsão de divulgação dos resultados para o segundo semestre.

Tuberculose e brucelose são doenças que causam queda na produtividade e na fertilidade do rebanho e, por serem zoonoses também causam riscos à saúde pública. As normas sanitárias determinam o abate sanitário de animais contaminados para evitar a transmissão. Eventuais indenizações por abate serão custeadas pelo Fundesa.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação