Companhia agrícola de Santa Catarina conhece trabalho de inspeção de bebidas do Rio Grande do Sul
Catarinenses conheceram o Laren, entre outros locais
Publicação:

Conhecer o Serviço de Inspeção Vegetal na área de vinhos e derivados da uva e do vinho do Rio Grande do Sul. Essa é a finalidade da visita de representantes da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) nesta semana. Um dos locais visitados foi o Laboratório de Referência Enológica (Laren), vinculado à Seapi, em Caxias do Sul. Também conheceram a campo o trabalho de inspeção em vinícolas, junto com a equipe de fiscais estaduais agropecuários da Secretaria. O estado de Santa Catarina, através da Cidasc, tem a intenção de também aderir ao Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sisbi-Pov) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) da Seapi, Fabíola Lopes, contou que os visitantes tiveram uma reunião na terça-feira (18/3) com o diretor do Departamento de Defesa Vegetal (DDV), Ricardo Felicetti e com a equipe da Dipov. “Mostramos o trabalho que a Seapi executa na inspeção vegetal na área da uva e do vinho, especialmente o ligado à equivalência do Estado à União por meio da adesão do Rio Grande do Sul ao Sisbi-Pov. Pois o nosso estado é o primeiro do Brasil (e único, por enquanto) a obter essa equivalência federal, servindo de modelo a outros estados”, disse Fabíola.

Na quarta-feira (19/3), os visitantes estiveram em vinícolas de Bento Gonçalves e apreciaram a demonstração de como é realizada a inspeção na prática em estabelecimentos vinícolas. “Essa atividade foi executada juntamente com os fiscais e técnicos da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Bento Gonçalves”, esclareceu Fabíola.

Nesta quinta-feira (20/3) foi a vez da visita ao Laren. “Os fiscais da Cidasc viram como é realizado o trabalho de microvinificação, as análises básicas, cromatográficas e isotópicas em vinhos e derivados da uva e do vinho. Essa atividade foi acompanhada pelos responsáveis do Laren e toda a equipe do Laboratório”, relatou Fabíola.
Para o gestor da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Cidasc, Thiago Borghesan, foi muito importante a visita. “Pudemos conhecer e aprender sobre o Serviço de Inspeção Vegetal na área bebidas do Rio Grande do Sul. Sabemos da qualidade do vinho gaúcho. E também queremos construir um serviço estadual de inspeção vegetal em Santa Catarina e aderir ao Sisbi-Pov do Mapa”.
“Na primeira quinzena de abril, virá uma equipe de Minas Gerais fazer o mesmo aqui no Rio Grande do Sul”, adiantou a chefe da Dipov da Seapi.