Convênio com SDR garante reconstrução de 12 trapiches em Rio Grande
Publicação:

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) e a prefeitura de Rio Grande entregam nesta quarta-feira (19), cinco trapiches públicos recuperados e regularizados para pescadores artesanais. As obras resultaram de convênio entre SDR e o município e oferecerão melhor acesso e estrutura para as comunidades. Na semana passada, foram inaugurados outros três trapiches, que qualificam a comercialização do pescado oriundo de pesca artesanal.
O convênio da SDR com a prefeitura de Rio Grande integra o Programa RS Pesca e Aquicultura, que tem como objetivo promover o desenvolvimento da pesca artesanal e da aquicultura familiar no Estado e fortalecer as cadeias produtivas de comercialização do pescado. Firmado em 2013, o acordo prevê a reconstrução de 12 trapiches em comunidades de pescadores, o que vai melhorar as condições de trabalho para cerca de 200 famílias de pescadores artesanais.
Na semana passada, foram entregues três trapiches, sendo dois trapiches na Rua Henrique Pancada e outro na Rua Elos Veloso, no Parque Coelho. Nesta quarta-feira (19), serão um trapiche na Ilha do Leonídio, com ato às 10h, e dois na Ilha dos Marinheiros que vão atender à demanda das comunidades da Marambaia (dois trapiches, com inauguração às 14h) e dos Bandeirinhas (dois trapiches, comm ato às 15h). Em março foram inaugurados quatro trapiches no bairro São Miguel.
Para o diretor de Desenvolvimento Agrário da SDR, Ricardo Núncio, a entrega das obras atende uma reivindicação histórica da comunidade. "O Estado e a prefeitura estão garantindo acesso digno dos pescadores ao mar e colaboram para melhorar não apenas as condições de trabalho, mas a possibilidade de qualidade de vida", disse. O investimento na reconstrução dos 12 trapiches foi de cerca de R$ 270 mil.
A solenidade de entrega nesta quarta-feira terá a participação do coordenador de programadas da regional da SDR em Pelotas, Darci Cunha, e da secretária de Pesca de Rio Grande, Maria Odete Pereira, além de líderes comunitários e de entidades dos pescadores.
Trapiche Bandeirinhas
ANTES
DEPOIS
Trapiche Marambaia
ANTES
DEPOIS
Texto: Itamar Pelizzaro/Assessoria de Comunicação SDR
Fone: (51) 8450-1387
imprensa@sdr.rs.gov.br