Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Curso de orientação sobre uso de agrotóxicos ocorre em maio no Litoral Norte

As inscrições são gratuitas

Publicação:

aplicação de agrotóxico na lavoura
- - Foto: Fernando Dias/Seapi
Por Maria Alice Lussani

A Regional Osório da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) está organizando na segunda semana de maio o “1º Ciclo de Orientação sobre o Uso Correto de Agrotóxicos”, sob a coordenação do fiscal estadual agropecuário Alonso Duarte de Andrade. As palestras são gratuitas e abertas aos produtores da região, gerentes de revenda,  responsáveis técnicos e demais interessados. A organização é da Secretaria da Agricultura e da Emater, com apoio das prefeituras, sindicatos locais, Sicredi e Cresol.

Os encontros serão realizados de 9 a 12 de maio nos municípios de Dom Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Mampituba e Morrinhos do Sul. “É grande a necessidade de conhecimento do produtor em relação a todos os trâmites que envolvem o uso correto de agrotóxicos, desde a aquisição até a entrega das embalagens”, destaca o fiscal Alonso Duarte de Andrade.

No curso, entre os temas a serem abordados estão a aquisição de agrotóxicos, real necessidade de aplicação dos produtos, aplicação correta, importância da receita agronômica, aplicação e equipamentos de aplicação, uso dos herbicidas hormonais e riscos de deriva, lavagem das embalagens e logística reversa.

“O objetivo é fazer esta capacitação nos 34 municípios de abrangência da regional de Osório, contribuindo assim para um melhor uso e aplicação dos produtos e redução dos impactos tanto para o ser humano quanto para o meio ambiente”, destaca Andrade.

“Este tipo de evento faz parte do escopo da fiscalização, que realiza tanto atividades de verificação do cumprimento da legislação do Estado quanto de educação ambiental”, afirma Rafael Friedrich de Lima, chefe de divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (DISA) da Secretaria. Segundo ele, com estas iniciativas os produtores rurais têm a oportunidade de conhecer a legislação, o que é certo o que é errado, bem como tirar dúvidas diretamente com os fiscais que serão os responsáveis pela fiscalização.

As inscrições para o “1º Ciclo de Orientação” serão realizadas na hora do evento. Um segundo ciclo deve ser organizado nos municípios de Tavares, Palmares do Sul, Mostardas e Capivari.

SERVIÇO

09/5- Dom Pedro de Alcântara, no Salão Paroquial da Sede, às 14h

10/5 – Três Cachoeiras, no Auditório da Prefeitura, às 18h

11/5 – Mampituba, no Salão Comunitário do Alto Rio de Dentro, às 18h30

12/5 – Morrinhos do Sul, às 19h, em local a ser definido

Card sobre 1º ciclo de orientação sobre uso de agrotóxicos no litoral norte
-

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação