Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Debate inédito sobre agricultura orgânica é realizado na Expointer

Publicação:

O tema agricultura orgânica foi debatido, pela primeira vez, na Expointer. As experiências dos movimentos sociais do campo, com a produção do arroz orgânico e da Bionatur, uma marca da Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida – Coonaterra, foram destacadas no 1º Seminário de Agroecologia.


O seminário abordou, também, a importância do consumo de produtos orgânicos livres de agrotóxicos e ocorreu na terça-feira (28), no auditório do Pavilhão da Agricultura Familiar. A atividade foi organizada pelo Departamento da Agricultura Familiar (DAF) da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).


Para o diretor do DAF, José Batista, a iniciativa em discutir a Agroecologia é uma preocupação do Governo do Estado. “O Rio Grande do Sul é o maior consumidor de agrotóxicos do Brasil. Então, é de grande importância a discussão e o incentivo à agricultura orgânica para a sociedade.” ressalta Batista.



Representantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) do RS participaram das discussões.


Arroz


A produção do arroz agroecológico, uma iniciativa dos Assentamentos da Reforma Agrária do RS, começou a ser desenvolvida em 1999, e tem como prioridade oferecer um alimento mais sadia, viabilizando o desenvolvimento sustentável da agricultura. Coordenado pela Coceargs (Cooperativa Central dos Assentados do Rio Grande do Sul), o arroz das cooperativas dos assentamentos ajuda a criar autonomia da produção e comercialização do produto orgânico.



A Bionatur é a primeira empresa do Brasil a produzir, beneficiar, embalar e comercializar sementes de hortaliças agroecológicas, além de uma diversificada produção de grãos, forrageiras e adubação verde.

fonte: Imprensa SDR

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação