Detran/RS leva proposta da ONU à 34ª Expointer
Publicação:
O estande do Detran/RS na Expointer está divulgando os fundamentos da proposta lançada pela Organização das Nações Unidas para redução da taxa anual de mortes no trânsito em 50% no prazo de dez anos. O espaço da Década de Ação pela Segurança no Trânsito foi pensado para levar o visitante a desejar um trânsito mais humano e seguro, colaborando para isso.
A ideia é comparar as manchetes dos jornais de hoje sobre a acidentalidade com o que desejaríamos ler na imprensa de 2020. O público é convidado a criar essas manchetes e trabalhar para torná-las realidade nos próximos anos.
Iniciativa de âmbito mundial, lançada em maio pela ONU, a Década precisa ser mais conhecida por parte do público, cujo comportamento fará a diferença na construção de um trânsito mais seguro. No RS, o lançamento ocorreu no dia 11 de maio, em sintonia com as demais nações integrantes da ONU, em solenidade no Palácio Piratini. Na ocasião, o governador Tarso Genro assinou Decreto que criou o Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, ligado ao Gabinete do Vice Governador.
Situado próximo à principal entrada de pedestres do Parque de Exposições de Esteio, o estande do Detran/RS na Expointer funciona diariamente das 9h às 17h, ocupando uma área de 225 m². No local, os visitantes encontram diversas atividades interativas de educação para o trânsito voltadas aos públicos infantil, jovem e adulto. Além disso, condutores e proprietários de veículos podem obter informações sobre pontuação, infrações, registro de veículos e outras.
Texto: Eunice Gruman
Foto: Tutti Flores