Educação Sanitária inicia implantação de projeto em Formigueiro

Mais seis escolas do município de Formigueiros serão inseridas no projeto
Mais seis escolas do município de Formigueiros serão inseridas no projeto - Foto: Ana Lúcia Miranda
Por Ana Lúcia Miranda

Seis escolas do município de Formigueiro estão ingressando este ano no Projeto de Educação Sanitária na Escola, uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e Secretaria Municipal de Educação.

Nos dias 30 de setembro e primeiro e 2 de outubro foi realizado um curso de formação para professores, gestores, agentes comunitários de saúde e funcionários da rede municipal de ensino. Cerca de 60 pessoas participaram do evento, que abordou temas relacionados à defesa sanitária animal e inspeção sanitária de produtos de origem animal.

O projeto é desenvolvido há 10 anos no Estado, abrangendo as regionais de Pelotas, Santa Maria e Osório. Em Santa Maria as atividades iniciaram em 2011, onde até hoje são desenvolvidas atividades em 14 escolas localizadas em zona rural do município.

Conforme a fiscal agropecuária responsável pelo projeto na região, Gisane Lanes de Almeida, a educação sanitária visa a inserção dos temas de forma transversal no conteúdo escolar. “O trabalho considera o poder multiplicador da escola, tornando os alunos e suas famílias conscientes de seu papel na prevenção e controle de doenças como febre aftosa, tuberculose, brucelose, raiva e outros tópicos”, explica Gisane.  Os técnicos da Seapdr realizam atividades junto aos alunos e, no decorrer do ano letivo, os professores seguem trabalhando os temas em sala de aula.