Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Em almoço com prefeitos, Mainardi defende estabilização da economia do campo

Publicação:

20131024190124img-8300.jpeg
No encontro, Mainardi fez um panorama da agropecuária nos últimos anos - Foto: Roberto Tonelotto

 

Numa reunião-almoço com dez prefeitos da região Centro Serra, nesta quinta-feira (24), em Sobradinho, o secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, defendeu a diversificação de culturas na propriedade “para se produzir mais, o produtor ter mais renda e o Estado mais dinheiro para retornar em investimento”.

Participantes de programas de correção do solo e inseminação artificial viabilizados pela Seapa, as prefeituras acreditam que o produtor carecia mesmo de políticas que o sustentassem no campo e permitissem que seus filhos continuassem na atividade, evitando o êxodo rural.

Assumida pelo governo do Estado, a política de diversificação das culturas já tem um programa direcionado aos produtores de fumo. Ele será lançado neste domingo (27), em Arroio do Tigre, pelo governador Tarso Genro e o secretário Mainardi.

Ao traçar o panorama da agropecuária nos últimos anos, Mainardi reforçou o trabalho de recuperação da Embrapa, pelo governo Federal, e da Fepagro, do governo do Estado. Na assistência técnica e extensão rural, destacou a duplicação de recursos destinados à Emater, que passou de 90 para quase R$ 180 milhões em menos de dois anos.

Pensando a longo prazo, adiantou que em dezembro o governador lançará um plano de desenvolvimento do agronegócio para o RS, que trata de metas para os próximos dez anos.

No aumento da produção, demonstrou a potencialidade do investimento em irrigação, a partir de experiências que tem visto ao visitar o interior. “Qualquer produtor pode acessar o Mais Água, Mais Renda, não interessa se pequeno, médio ou grande. Dependendo da cultura, os ganhos chegam a duplicar. E a licença ambiental já vem junto na adesão ao programa, um dos fatores que emperravam a aquisição de financiamentos de sistemas de irrigação”. O Estado subsidia 30% do valor contratado pelos pequenos produtores.

Os prefeitos agradeceram a visita do secretário. Disseram que continuarão a ser parceiros do Estado na execução das políticas públicas.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação