Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Embarque de 5,4 mil terneiros para o Egito ocorre neste final de semana

Esta será a segunda exportação de animais vivos do Rio Grande do Sul, em 2022. A primeira ocorreu em março.

Publicação:

Animais estão em quarentena no Estabelecimento de Pré-Embarque (EPE), no município de Cristal
Animais estão em quarentena no Estabelecimento de Pré-Embarque (EPE), no município de Cristal - Foto: Fernando Dias/Seapdr
Por Cíntia Marchi

O segundo embarque de terneiros no Porto de Rio Grande, neste ano, será operacionalizado neste final de semana. Ao todo, serão exportados 5,4 mil machos de até 12 meses, tendo o Egito como destino. Servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) acompanham todo o procedimento, realizando a fiscalização sanitária, a observância do bem-estar animal, a verificação dos exames obrigatórios e a emissão das Guias de Trânsito Animal (GTAs) necessárias.

De acordo com o supervisor regional substituto da Seapdr em Pelotas, fiscal estadual agropecuário Leonardo Mortagua de Castro, os animais estão todos concentrados no Estabelecimento de Pré-Embarque (EPE), no município de Cristal, cumprindo o período de quarentena exigido pelo país importador. Castro diz que o começo do embarque dos animais está previsto para às 11h deste sábado (30/4). Estima-se que o procedimento se estenderá por 24 horas ininterruptas. Os trabalhos de embarque, no Porto de Rio Grande, ficam a cargo dos servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

No final do ano passado (foto), mais de 11 mil terneiros foram embarcados para o Egito
No final do ano passado (foto), mais de 11 mil terneiros foram embarcados para o Egito - Foto: Fernando Dias/Seapdr

O primeiro embarque de terneiros em 2022 ocorreu em 19 de março, quando foram exportados para o Egito 5,2 mil animais. No final do ano passado, em 29 de dezembro, mais de 11 mil terneiros foram embarcados para o mesmo destino. Foi o primeiro e único embarque de animais vivos no Rio Grande do Sul em 2021.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação