Encontro do Flar define prioridades para 2015
Publicação:

O Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, participou, entre os dias 20 e 21 de novembro, na cidade do Panamá a 36ª Reunião do Comitê Administrativo do Fundo Latinoamericano para o Arroz Irrigado (Flar). Conquistas, desafios, oportunidades e orçamento foram os principais temas abordados durante o evento que também contou com a participação do presidente do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Claudio Pereira e do gerente de pesquisa do Instituto, Sérgio Lopes.
Presidido por Manuel Leonardo, da República Dominicana, o Flar é constituído por 17 países. O Brasil é representado pelo Irga, que é considerado o principal instituto de pesquisa em arroz da América Latina.
De acordo com Fioreze, na reunião ficou clara a importância que o Irga possui para balizar as ações do Flar na América Latina, o que será ainda mais fortalecido pelas atuações reestruturantes implantadas no instituto na gestão 2011/2014. “Isso se deve, principalmente a profissionalização do quadro de pesquisadores e técnicos e a ampliação do leque de ações para todos os aspectos relacionados ao arroz: tecnológicos, ambientais, sociais e comerciais”, destacou Fioreze.
Na opinião de Claudio Pereira, a reunião mostra claramente o fortalecimento do Flar nos últimos anos, não somente quanto ao aspecto técnico como também financeiramente e ressalta que essa foi por muito tempo uma grande preocupação dos dirigentes, pois impedia a ampliação do fundo.
Dentre as decisões tomadas durante o encontro, está a aprovação do orçamento para 2015 e as prioridadespara o próximo ano como a implementação do Centro de Pesquisa para Clima Temperado junto ao INIA, no Uruguai, e o projeto de rotação de culturas. Também ficou definido que a próxima reunião do conselho administrativo ocorrerá junto à 12ª Conferência Internacional do Arroz para a América Latina, que se realizará em Porto Alegre, de 23 a 26 de fevereiro de 2015.