Estado terá chuvas e possibilidade de tempestades nos próximos dias
Chuvas generalizadas deverão chegar ao território gaúcho entre sexta-feira e sábado
Publicação:
O Rio Grande do Sul enfrentará, nos próximos dias, a atuação de diversos sistemas meteorológicos, resultando em um cenário de instabilidade, com chuvas de fraca a moderada intensidade e possibilidade de tempestades isoladas em diferentes regiões.
A instabilidade deve atingir o estado entre sexta-feira e sábado. A tendência para o início da próxima semana indica a formação de novas áreas de instabilidade sobre o RS.
A previsão é do Boletim Integrado Agrometeorológico 21/2025, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Sexta-feira (23/5): o tempo seguirá estável, com características típicas de amplitude térmica: madrugadas frias e elevação das temperaturas ao longo do dia.
Sábado (24/5): a aproximação de uma área de baixa pressão vinda do Oceano Atlântico Sul provocará chuvas generalizadas em todo o território. Há risco de tempestades isoladas, que inicialmente devem atingir as regiões das Missões e Fronteira Oeste, avançando posteriormente para a Campanha, região Central e Sul do estado.
Domingo (25/5): a instabilidade persiste, com possibilidade de novas tempestades, especialmente no Leste.
Segunda-feira (26/5): o desenvolvimento de uma nova área de baixa pressão no Noroeste do estado favorecerá a ocorrência de chuvas e a possibilidade de tempestades em todas as regiões.
Terça-feira (27/5): a chuva se deslocará pelo estado, com atuação mais intensa no Norte. Além disso, uma segunda área de baixa pressão, vinda da Argentina, avançará sobre o RS, provocando chuvas generalizadas e potencial para ventos fortes, principalmente no Litoral.
Quarta-feira (28/5): a atuação desses sistemas deve se encerrar até o início do dia, com gradual restabelecimento da estabilidade no estado.
O prognóstico para os próximos seis dias indica acumulados de chuva elevados no RS. As precipitações deverão ser generalizadas, com os maiores volumes concentrando-se em uma extensa área que abrange a Fronteira Oeste, Missões, regiões centrais, centro-norte do estado, Campanha e Região Metropolitana.
Nessas áreas, os acumulados deverão ultrapassar os 50 mm, com possibilidade de volumes superiores a 100 mm, especialmente entre a Fronteira Oeste, Campanha e o centro do estado. Já para o Litoral, partes da Serra, Alto Uruguai, Costa Doce e extremo Sul, são esperados acumulados menores, variando entre 10 mm e 50 mm.
O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.