Evento sobre biossegurança na copa será em Lajeado
Publicação:
O setor de suínos do Rio Grande do Sul, liderado pelo Conselho Técnico Operacional de Suinocultura do Fundesa, pelo Comitê Estadual de Sanidade Suína e pela Associação dos Médicos Veterinários do Vale do Taquari informam que o Encontro Técnico sobre Diarreia Suína Epidêmica será realizado no próximo dia cinco de junho, em Lajeado. O workshop que vem sendo chamado informalmente de “Biossegurança na Copa” pretende levar ao corpo técnico de indústrias, cooperativas e produtores em geral, informações sobre cuidados sanitários com o aumento de estrangeiros no país na época do mundial.
O encontro tinha outra data e local, mas como havia iniciativas em Lajeado e Carazinho, os dirigentes decidiram unificar os trabalhos para melhorar a padronização das informações ao setor. O encontro será realizado na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), das 13h30 às 17h30 e vai contar com a presença de especialistas em biossegurança na produção e industrialização de suínos.
A maior preocupação, conforme o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, é com o avanço da PEDV, sigla em inglês para diarreia suína epidêmica (Pig Epidemic Diarrhea Virus), que já teria provocado a morte de mais de sete milhões de leitões nos Estados Unidos. A enfermidade já foi confirmada no Peru, na Colômbia e no Japão, registrando suspeitas no Canadá e no México.
![]()
O encontro vai contar com a apresentação de especialistas em biossegurança. “Queremos esclarecer que, com o aumento de circulação de estrangeiros no país, o produtor e a indústria precisam estar preparados, restringindo ao máximo as visitas às granjas e plantas, e tomando todos os cuidados com a produção”, informa Kerber. Conforme a Embratur, durante o período da Copa, são esperados mais de quinhentos mil turistas de diversos países.
O encontro técnico “Biossegurança na Copa” conta com o apoio da MAPA, SEAPA, ABPA, ABCS, FUNDESA, ACSURS, SIPS e ABRAVES.
Veja abaixo a programação:
13:30 – 13:45
Abertura – razões do encontro – Coordenador e Presidentes: COMITÊ, CTOS e AMVET
13:45 – 14:30
Recomendações de biossegurança para evitar a PEDv
Palestrante: Me. Nelson Morés, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves
Coordenador: Diretor Presidente da Associação dos Médicos Veterinários do Vale do Taquari, FFA – Méd. Vet. Germano Musskopf
14:35 – 15:20
O maior desafio para os produtores de suínos
Palestrante: Dr. Mario Sergio Assayag, gerente de Sanidade Animal da JBS
Coordenador: Presidente Comitê Estadual Sanidade Suína, Méd. Vet. Marcio da Silva Lobo
Intervalo: 15:20 – 15:40
15:40 – 16:25
Relato da Situação da PEDv nos Estados Unidos
Palestrante: Méd. Vet. Luciano Brandalise – Sanitarista da BRF
Coordenador: Presidente Conselho Técnico Operacional Suinocultura do Fundesa, Méd. Vet. Antonio Augusto Medeiros
16:30 - 17:30
Perguntas e encaminhamentos
Local: Auditório ACIL – Associação Comercial e Industrial de Lajeado, Rua Silva Jardim, nº 96 – Centro – Lajeado