Feaper financia projetos de internet e telefonia no meio rural e apoio à produção para cooperativas da agricultura familiar
Publicação:

O governo do Estado assinou, nesta quinta-feira (7), os contratos de abertura de crédito fixo, via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) para cooperativas dos municípios de Ibirubá e Ametista do Sul. A solenidade aconteceu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini e teve a presença do governador José Ivo Sartori, do secretário do Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, e do secretário da Agricultura, Ernani Polo.
Sartori destacou a importância da assinatura do financiamento para as regiões. “Os contratos assinados hoje para Ibirubá, Selbach, Quinze de Novembro, Colorado e Ametista do Sul, irão proporcionar mais desenvolvimento e capacidade de produção para estas regiões. Ou seja, esta ação é resultado de um trabalho em conjunto e são atitudes como estas que fazem o Rio Grande ir para frente”, afirmou.
“A assinatura deste contrato é uma grande oportunidade para reforçar o crescimento das cooperativas. É uma atitude que vai proporcionar tanto o crescimento do setor vitivinícola, quanto o aumento da qualidade do trabalho nestas regiões”, disse o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergilio Frederico Perius.
“Com recursos oriundos do Feaper para duas cooperativas, que atuam erm cinco municípios gaúchos, o Estado está viabilizando a instalação de fibra óptica para telefonia e internet no meio rural, além de fortalecer a estrutura de produção e armazenamento da produção”, explicou Minetto. “São mais de 100 famílias de agricultores familiares que terão melhores condições para viver e produzir.”
A cooperativa Coprel Telecon Ltda, localizada em Ibirubá, foi contemplada com um financiamento no valor de R$ 500 mil. O objetivo é a instalação de fibra óptica para internet e telefonia às comunidades rurais para região. Ao todo, a iniciativa beneficiará 54 famílias da agricultura familiar, associadas à instituição. A Coprel esteve representada pelo vice-presidente, Elso Scariot.
Já em Ametista do Sul, a Cooperativa de Produtores de Uva e Derivados do município recebeu o incentivo de R$ 169.897,00. Com o valor, a cooperadora vai adquirir duas câmaras frias para resfriados, caixas para transporte de frutas e uma balança com capacidade para 60 toneladas.
Mais notícias
- "Precisamos manter a saúde do animal para poder gerar a produção de leite que nós temos aqui no RS", destacou Gabriel
- Tradicional banho de leite na Fenasul Expoleite
- Capa V Forum Aftosa
- Subsecretário de Irrigação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Paulo Salerno, apresenta programa Irriga+ RS