Festa da Colheita da Erva-Mate ocorre em Viadutos quarta-feira (28/5)
A previsão é de uma supersafra, com uma produção de cerca de 320 mil toneladas de folha verde no Rio Grande do Sul
Publicação:

A propriedade da família Tochetto, localizada na Linha São Joaquim, em Viadutos, será palco da quinta edição da Festa da Colheita da Erva-Mate - Safra 2025 nesta quarta-feira (28/5). A abertura oficial do evento ocorre às 11h, seguida da poda da erveira. Mas a programação inicia às 8h, com o Fórum da Erva-Mate, incluindo recepção com produtos à base da planta, palestras técnicas e relatos de experiências. Uma das promotoras é a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). O município localiza-se no polo ervateiro do Alto Uruguai, região Norte do Rio Grande do Sul.
A partir das 13h, será servido um almoço com hambúrguer no pão de erva-mate e feito o lançamento do refrigerante Yerba Matte. O encerramento está previsto para as 15h.
Segundo o engenheiro florestal da Seapi, Tiago Fick, a previsão é de uma supersafra, com uma produção de cerca de 320 mil toneladas de folha verde no Rio Grande do Sul. O Estado tem a segunda maior área plantada do Brasil, com 27,8 mil hectares.
A Festa da Colheita da Erva-Mate é promovida também pelo Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), pela Emater/RS-Ascar e pela Administração Municipal de Viadutos. E conta ainda com apoio de entidades locais e regionais e o patrocínio de cooperativas e instituições financeiras.
SERVIÇO
O quê: 5ª Festa da Colheita da Erva-Mate - Safra 2025
Quando: 28 de maio, às 11h (abertura oficial)
Onde: propriedade da família Tochetto, localizada na Linha São Joaquim, sem número, em Viadutos. Haverá placas de sinalização ao longo do caminho