Fila de caminhões aguarda o embarque dos animais
Publicação:
Após nove dias de intensa programação, os cabanheiros já preparavam a retirada de seus animais no fim da tarde deste domingo (4). Os portões abrirão às 22h e o embarque deve durar a noite toda. Uma equipe com pelo menos 25 técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio acompanhará a retirada dos animais, comparando os registros e a documentação de cada um deles.
Desde o início da manhã, os veículos já ocupavam os lugares em frente ao portão 7. Às 18h deste domingo (4), o caminhoneiro Anderson Zanol aguardava no fim da tarde de domingo (4) na última posição da fila dos 70 caminhões estacionados no entorno do Parque Assis Brasil.
Zanol é motorista do haras Aparecida, de Caxias do Sul, e transportará cinco cavalos da ralça Quarto de Milha até a Serra Gaúcha. “Cheguei aqui às 15h e pretendo sair ainda hoje”, apostava Zanol.
Recostado em uma cadeira junto ao Pavilhão de Gado de Corte, o tratador Leonel Bernades, 52 anos, contava as horas para pegar a estrada e partir de volta a Alegrete. “É mais pela canseira”, reclamava. Bernardes acredita que os animais sofrem menos com o cansaço. “Eles estão acostumados, são animais de feira, muitos até nascem nas feiras e gostam disso tudo”, disse o tratador, que há 12 anos cuida do gado charolês em feiras como a Expointer.
Texto: Juliano Meira Pilau
Foto: Hugo Scotte