Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Fiscais agropecuários que monitoram ocorrência de gafanhotos detectam desfolhamento em área de mata nativa

Publicação:

foto alonso andrade seapdr
Foto: Alonso Andrade/Seapdr
Por Darlene Silveira

“Há grande desfolhamento em área de mata nativa na região central do foco de gafanhotos, entre os municípios de São Valério do Sul e Santo Augusto, no Noroeste do Rio Grande do Sul”, alerta o fiscal estadual agropecuário da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), André Ebone. Ele sobrevoou a área nesta sexta-feira (4), graças a uma parceria com uma empresa aérea e com um produtor rural, que cedeu a pista de pouso na região.

Foto aérea Cristian Kempf
Foto: Cristian Kempf

“A estimativa é de 20 a 30 hectares de mata nativa com severos danos, inserida na Reserva Indígena Inhacorá. Notamos que os danos se concentram na mata contínua, não sendo observados em outros remanescentes devido à interrupção ocasionada pelas áreas de lavoura”, explica Ebone.

O fiscal estadual agropecuário Alonso Andrade, por sua vez, relata que a equipe em terra no local constatou grande presença de gafanhotos nas áreas de mata, e alguma presença em áreas agrícolas, com pouca mobilidade e sem incremento nos danos já verificados nas lavouras durante a semana. "As áreas de mata, especialmente exemplares de Timbó, estão severamente atacados. Mas nas lavouras há presença de poucos gafanhotos, com pouco ou nenhum dano", esclarece.

 

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação