Frigorífico de Selbach é reaberto depois de três anos
Publicação:

O Frigorífico Selbach voltou a operar depois de três anos de inatividade. A reabertura foi marcada pela presença, no município, nesta terça-feira, do secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, e do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Gheler, em retorno à sua cidade natal. Eles foram recepcionados pelo prefeito Sergio Kuhn.
De acordo com o secretário Mainardi, a parceria estabelecida com a Prefeitura Municipal, que contratou médico veterinário para fazer a inspeção, foi fundamental para viabilizar a reabertura de mais um frigorífico no Estado. “Esta forma de atuação, que busca, junto com entidades e com outros órgãos governamentais, como o Ministério da Agricultura, tem orientado nossa ação”, explicou Mainardi.
Ainda segundo ele, foi desta forma que se tornou possível superar a crise do arroz, na safra 2010/2011, obter a renegociação da dívida dos orizicultores no ano passado, assim como tornará viável encontrar alternativas para garantir a oferta de milho à alimentação animal, assim como outras conquistas que fortalecerão a agropecuária gaúcha.
Com capacidade para abater 70 bovinos por dia, tem meta de chegar, em breve, a 150 cabeças. Num primeiro momento, segundo a proprietária Caroline Bar, vai gerar 40 empregos diretos, número que será ampliado para 100 quando estiver operando na capacidade plena projetada.
Participaram, ainda, da atividade, o presidente da Câmara de Vereadores local, Michael Kuhn, o secretário municipal da Agricultura, Claudir Kolin, o presidente da Associação dos Municípios do Ato Jacuí e 2º vice-presidente da Famurs, Clair Kuhn, e o coordenador regional da Secretaria da Agricultura, Lauri Weber.