Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado e Fetag-RS se reúnem para tratar de ações que amenizem efeitos da estiagem no RS

Publicação:

Na reunião, governador Leite destacou que assunto tem atenção especial da Secretaria da Agricultura
Na reunião, governador Leite destacou que assunto tem atenção especial da Secretaria da Agricultura - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
Por Guilherme Hamm/Secom

O governador Eduardo Leite recebeu, na manhã desta terça-feira (4/2), no Palácio Piratini, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, para tratar dos efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul. A reunião também contou com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, e do deputado estadual Elton Weber.

Entre as principais demandas dos produtores está a ampliação do Programa de Financiamento de Sementes Forrageiras, do governo do Estado, que oferece linha de crédito via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

De acordo com Covatti Filho, o programa é essencial para agricultores que tiveram perdas na safra do milho nos últimos meses. Com a queda de produção do grão, surge a necessidade de mais pastagens para a alimentação do gado. Segundo a Fetag-RS, pequenos produtores de leite seriam os principais beneficiados pela medida.

Na reunião, Leite afirmou que a pauta terá atenção especial da Secretaria da Agricultura. O próximo passo será encaminhar a demanda para um estudo de viabilidade técnica por parte da Secretaria da Fazenda.

Secretário da Agricultura, Covatti Filho também participou da audiência com o governador Leite no Piratini
Secretário da Agricultura, Covatti Filho também participou da audiência com o governador Leite no Piratini - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O governador informou que está encaminhando a solicitação de uma agenda, em Brasília, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para buscar alternativas em relação ao crédito rural, outra necessidade dos agricultores gaúchos.

A previsão é que a reunião ocorra na próxima semana, entre os dias 11 e 12, quando Leite estará em Brasília para participar do Fórum de Governadores e de outros compromissos.

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural