Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Governo assina protocolo de intenções pela sustentabilidade no agronegócio gaúcho

Ato fez parte da programação do segundo dia do South Summit Brazil

Publicação:

WhatsApp Image 2023 03 30 at 13 03 43
Participantes do evento ressaltaram a importância de se alinhar a produção com as questões ambientais - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
Por Juliane Soska/Ascom GVG

O governo do Estado assinou nesta quinta-feira (30/3) o protocolo de intenções que visa ampliar a sustentabilidade no agronegócio gaúcho. A formalização com a startup Agrigooders ocorreu durante o segundo dia de atividades do South Summit Brazil. O termo foi assinado pelo vice-governador Gabriel Souza e pelos secretários da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini.

O objetivo do termo é monetizar de forma simples e direta o mercado global de pagamentos por serviços socioambientais gerados pelo sistema de produção agropecuário sustentável. Essa iniciativa será possível por meio da moeda digital sustentável do agro, criada pela Agrigooders em parceria com o Serviço Inteligência em Agronegócio (SIA), Dreams & Purpose Consulting e Gooder. Com isso, espera-se que o campo acelere sua agenda positiva e que a moeda possa ser utilizada pelos seus beneficiários no varejo conveniado e em lojas de insumos rurais e urbanos.

“Não há como fazer produção primária no mundo sem observar as questões ambientais e de sustentabilidade, algo que o mercado internacional tem exigido”, observou o vice-governador. Ele também elogiou a integração das equipes das secretarias e do setor.

O secretário da Agricultura destacou que é gratificante fazer parte de um governo no qual a inovação é uma das palavras-chave. “Essa gestão tem muito a oferecer para estimular as boas práticas agrícolas, e não só no âmbito da produtividade. Temos políticas dentro do manejo de solo e água e projetos e metas do Plano ABC+, além de ações de descarbonização. A monetização de informações é, com certeza, um caminho para melhorar a produção no Estado”, afirmou Feltes.

Para o CEO da Agrigooders, Rafael Brauner, há grandes oportunidades dentro do agronegócio para cripto ativos. “A ideia é conectar a cadeira do agro por meio da inteligência de dados e da transparência, reconhecendo e monetizando de forma imediata as boas práticas sustentáveis”, destacou Rafael.

De acordo com a secretária Marjorie, a transversalidade entre governo e entes privados é fundamental para o desenvolvimento e a valorização dos nossos ativos ambientais. “É possível tornar a produção agrícola cada vez mais sustentável ambientalmente. Queremos fomentar a proteção dos nossos biomas e valorizar as boas práticas”, ressaltou a secretaria. “Por meio do alinhamento com empresas do setor privado, proporcionando inovação aos processos, faremos com que esse diálogo torne-se ainda mais efetivo.”

O secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, ressaltou que o compromisso foi assumido em benefício do futuro da população gaúcha. “Unimos propósitos voltados à sustentabilidade do agronegócio. Pensar estrategicamente a capitalização das ações sustentáveis é fazer com que o Rio Grande do Sul acelere o cumprimento da agenda 2030”, disse Santini.

Também estiverem presentes no ato os secretários estaduais de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, e de Logística e Transportes, Juvir Costella, além de representantes da Agrigooders.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação