Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Governo do Estado financia usina de compostagem de resíduos agroindustriais de cooperativa do Vale do Caí

Publicação:

20140331100425ecocitrus0219cf280314.jpg
O biogás, que abastece veículos da Ecocitrus, é produzido por meio de compostagem - Foto: Camila Domingues / Palácio Piratini

 

Na tarde desta sexta-feira (28), o governador Tarso Genro e as autoridades que acompanham a Interiorização em Montenegro visitaram a Usina de Compostagem de Resíduos Agroindustriais da Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), que está recebendo financiamentos do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) na ordem de R$ 4 milhões.

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, participou da apresentação do projeto. O consórcio é uma iniciativa da Naturovos e da Ecocitrus, com o objetivo de buscar a harmonização das áreas social, ambiental e econômica, priorizando o crescimento sustentável, valorizando os substratos orgânicos.

Após dois anos de pesquisa, a Ecocitrus e Naturovos produziram solução ao ambiente totalmente inclusiva e economicamente eficiente à produção de energia renovável. Através dessa cooperação, o consórcio VerdeBrasil torna-se o primeiro no país a produzir e distribuir uma gama de produtos 100% renováveis e comprovadamente verdes, contribuindo para a diversificação da matriz energética e garantindo que não haverá necessidade de explorar recursos naturais adicionais.  

Fioreze parabenizou a iniciativa, pioneira na produção, organização e comercialização de produtos orgânicos no RS, inclusive na produção certificada, que atinge os mercados internacionais mais exigentes. Também trata de reciclagem dos resíduos da agricultura e da agroindústria, produzindo adubo orgânico e gás natural, ou seja, amplia as fontes de recursos e diminui a poluição ambiental gerada por outras empresas, a exemplo da Naturovos.

“A Naturovos é umas das maiores empresas do Brasil e essa parceria com a Ecocitrus reduz o seu passivo ambiental e associa a sua marca a uma imagem positiva, que é da reciclagem e respeito à natureza”, enfatizou Fioreze, que também reiterou o importante o papel do Governo do Estado, neste caso, através do BRDE, em apoiar projetos de inovação, cooperativismo e sustentabilidade.

Na ocasião, foi acertada com o presidente da Ecocitrus, Fábio Esswein, possível visita da comitiva de empresários e governantes chineses no final do maio, durante a semana da China no RS.

 

Ecocitrus

É uma cooperativa de citricultores ecológicos da região do Vale do Caí que atua a cerca de 20 anos no modelo de agricultura familiar. Produz frutas cítricas e derivados orgânicos totalmente livres de agrotóxicos além de complexos de serviços de gestapo de resíduos, obedecendo padrões socialmente justos e ecologicamente sustentáveis. Através da autogestão, negocia seus produtos com base na politica do preço justo.

 

Naturovos

A Naturovos, com sede no município de Salvador do Sul, é uma pequena empresa de alimentos pertencente ao Grupo Sola, presente há mais de 40 anos no mercado. Atualmente, é maior produtora de ovos do sul do Brasil e uma das maiores forças do mercado em produção de ovos derivados.

Na Ecocitrus, os financiamentos foram utilizados para viabilizar a construção das estruturas físicas de apoio administrativo, pavilhões, equipamentos, maquinário e ampliação do laboratório de análises de produtos e resíduos orgânicos.

"Os recursos são fundamentais para que a gente possa resolver os problemas da agricultura famíliar. Aqui temos toda cadeia em nossas mãos", disse o presidente da Ecocitrus,  Fábio Esswein,  nesta que foi a primeira visita de um governador à cooperativa e ao município.

 

Sustentabilidade

Com 110 associados, a Ecocitrus busca viabilizar uma agricultura totalmente sustentável. Em 1995, criou uma base de beneficiamento em parceria com 35 agroindústrias da região e transforma resíduos que seriam descartados em adubo orgânico e biofertilizantes para as propriedades rurais, formando uma cadeia produtiva.

Outra inovação é a parceria da Sulgás com a cooperativa e a empresa Naturovos para implantação de um projeto piloto de geração de biogás (biometano) pela Ecocitrus, com estrutura e equipamentos também financiados via BRDE. Para o governador Tarso Genro, "essa vertente de produção e geração de energia caracteriza o produto profícuo do 3º milênio, pois daqui a poucas décadas é possível que não tenhamos mais petróleo".

O gás produzido, GNV verde, que já está sendo testado em indústrias da região e em automóveis, tem 98% de pureza - 2% a mais que o GNV comercializado atualmente. O presidente da Sulgás, Roberto Tejadas explicou que hoje 100% do biocombustível produzido no Estado é boliviano e afirmou que o projeto é pioneiro no país. A expectativa é que o biogás seja comercializado até o fim do ano.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação