Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Governo do Estado inaugura inspetoria de Silveira Martins e assina contrato do Mais Água, Mais Renda

Publicação:

20140116125128ida-silveira.jpg
Secretaria da Agricultura entrega mais uma inspetoria agropecuária modernizada - Foto: Vilmar da Rosa

 

 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio entregou, na manhã desta quinta-feira (16), em Silveira Martins, na Quarta Colônia, a modernização da 84ª Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA).

Em roteiro pela Região Central do Estado, o secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, tem sido enfático ao defender que um país e um Estado mais competitivos dependem da responsabilidade que têm quanto à qualidade e sanidade de seus produtos agropecuários. “E este importante serviço cabe, sobretudo, às inspetorias. Responder às demandas alimentares do mercado interno e da exportação passa pelo cuidado com a defesa sanitária animal e vegetal. Sem isso, a população não tem garantias de consumir produtos de qualidade e os países não acessam os mercados que pagam mais, como é o caso do Japão, por exemplo, o mais exigente hoje em dia”, afirmou Mainardi.

Depois da entrega da IDA, Mainardi assinou com o produtor Giovani Anversa, de Silveira Martins, contrato de subvenção do programa de irrigação Mais Água, Mais Renda. Com ele, Anversa vai levar água na medida certa a uma lavoura de milho de cem hectares.

Conhecedora de irrigação, a família utiliza o sistema há 30 anos. Nesse período, nunca perdeu uma safra. É bom lembrar que no RS, nesta safra de milho, há estimativas de prejuízos de 40%. O secretário-adjunto da Agricultura, Claudio Fioreze, que durante anos trabalhou como técnico da Emater na cidade, explicou os benefícios do programa.

Disse que o Mais Água é o maior programa de irrigação do país. “É também o maior seguro agrícola que o produtor pode ter. Cabe lembrar que no Estado, de cada dez anos, sete têm estiagem, comprometendo a produção e trazendo prejuízos aos produtos e ao próprio Estado”.

 

Modernização

A Seapa, em parceria com o governo Federal, está investindo R$ 60 milhões na modernização da defesa agropecuária. Os recursos são empregados na reestruturação das 248 inspetorias distribuídas pelo RS. Recebem reformas, móveis, computadores e veículos. Além disso, 130 fiscais agropecuários devem começar a ser chamados em fevereiro. Eles foram aprovados no último concurso público da secretaria. Vão reforçar o trabalho de fiscalização e inspeção no interior.

Também está planejado para os primeiros meses deste ano, segundo Mainardi, o funcionamento da ferramenta digital Produtor Online. Por meio dela, o produtor poderá emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) pela internet, economizando tempo e facilitando a movimentação comercial de seu rebanho.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação